PJ Harvey
 

          

  Stories From The City
  Stories From The
Sea

 



Como é que 12 canções conseguem ser um sumário esplendoroso de uma carreira de cinco álbuns e, ao mesmo tempo, uma límpida imagem de um futuro não menos genial?
"Stories From The City, Stories From the Sea", último de originais, da britânica Polly Jean Harvey, é isso tudo e muito mais. Sem esforço. De uma forma natural, como respirar. Por um lado, estórias de Nova York, duras, ásperas, americanas. Contadas por quem olha para tudo aquilo de um plano superior. Como se flutuasse pelas ruas infectas de violência, sem as tocar, apenas com uma banda sonora feita de guitarras em combustão. Uma viagem que leva PJ até ao mar, prenúncio de uma acalmia aparente, que se materializa em temas mais cerebrais, densos, impregnados de blues espacial e melancolia. No caminho aparece o perturbado Thom Yorke, vocalista dos Radiohead. Dolente mas com uma doçura pouco habitual nos seus próprios trabalhos, empresta a voz a uma música a meias ( "This mess we're in", fantástica) e faz coros em mais duas.
O disco é rock irrepreensível. PJ Harvey é, no mínimo, uma das maiores escritoras de canções na Europa dos últimos 10 anos. E não são muitas.

por Sérgio Felizardo

clique aqui para regressar à Primeira Página