Academia Sénior na Covilhã com um mês de aulas
Aprender não tem idade

A Academia Sénior está em funcionamento há um mês. Destinada a todas as idades, a instituição está mais vocacionada para os idosos. De momento, os alunos assistem às suas aulas na Escola Secundária Frei Heitor Pinto e no Auditório da Escola do 3º Ciclo Quinta das Palmeiras. Uma situação provisória, pois brevemente poderão mudar para a sua sede, ainda em obras, instalada na Rua Rui Faleiro.

 Por Lénia Rego

D. Celeste Raposo, elemento da Comissão Instaladora, acompanhada por D. Berta Castro Pinto, aluna e futura Relações Públicas da Academia

As aulas começaram há um mês para os alunos da Academia Sénior da Covilhã.
Com turmas de cerca de 15 alunos, possuem já diversas disciplinas em funcionamento. Desenho e Pintura, Ginástica, Inglês, Geriatria, Património e Aprender a Ouvir Música são algumas das aulas onde os alunos vão ser avaliados. No início do próximo ano, a organização desta iniciativa pretende inserir novas disciplinas, como é o caso da Informática, onde os alunos terão a oportunidade de aprender a consultar a Internet.
Uma Academia sem limite de idade, mas pensada sobretudo em função das pessoas mais idosas. É frequentada essencialmente por alunos que são professores, pessoas aposentadas ou em vias de aposentação e funcionários públicos, alguns deles já com um curso superior.
Esta Academia não funciona como uma forma de lazer ou ocupação de tempos livres, mas possui por finalidade "proporcionar uma aprendizagem tardia ou uma reaprendizagem de coisas novas", como afirma Celeste Raposo, um dos membros da Comissão Instaladora. Por outro lado, não possui nenhuma equivalência a um curso superior.

Poucos apoios mas muita vontade

A ideia de se criar esta academia proveio de Joaquim Gonçalves, actual Presidente da Comissão Instaladora. Com a ajuda de mais algumas pessoas levou este projecto avante. Agora, os alunos esperam deixar a Escola Secundária Frei Heitor Pinto e o Auditório da Escola do 3º Ciclo Quinta das Palmeiras, onde são leccionadas as suas aulas, para poderem passar para a sua sede. A Câmara Municipal da Covilhã já cedeu um espaço na Rua Rui Faleiro, que ainda está em obras, mas que virá a ser futuramente a sede desta academia.
De momento a Academia Sénior conta ainda com poucos apoios. Possui um fundo de maneio retirado da jóia de 50 contos paga pelos sócios e dos 2 mil escudos mensais, pagos pelos não-sócios participantes nestas aulas. "Os professores não recebem ordenado, as instalações pouco custam e temos uma empregada, mas está em serviço de subsidiada e só temos que lhe pagar o almoço e pouco mais", diz Celeste Raposo. De futuro, pretendem procurar alguns patrocínios.
Divulgada principalmente pelos meios de comunicação social regionais, esta iniciativa conseguiu grande adesão por parte da população da cidade da Covilhã. "A cidade responde bem, pois há carências muito grandes nas pessoas. Há a necessidade de se actualizarem, de trocarem conhecimentos", comenta Celeste Raposo.
Preocupados com a solidão que consome as pessoas mais idosas, os elementos da Comissão Instaladora pretendem integrar brevemente novas aulas na Academia. Por enquanto, continuam a dar o seu apoio a pessoas que sentem uma certa dificuldade em se adaptarem a um mundo contantemente em mudança.

Clique aqui para regressar à primeira página