Nos preparativos para a festa de Natal


Voluntários precisam-se

Os jovens interessados em participar neste tipo de projectos de acção social, podem dirigir-se ao IPJ, onde descreverão o tipo de actividades no âmbito da acção social que querem integrar. Os voluntários poderão escolher trabalhar com idosos, crianças, toxicodependentes, entre outros. O leque de escolhas é variado, pretendendo-se adaptar o perfil dos inscritos às actividades a decorrer. Este é um tipo de voluntariado que é remunerado pelo IPJ e que exige a disponibilidade de cerca de 15 horas semanais.


Jovens voluntários do IPJ cultivam solidariedade
em Cantargalo
Fazer muito do pouco que há

 Por Patrícia Caetano

Há em Cantargalo um barracão precário que é para cerca de 14 crianças um atelier onde podem dar asas à imaginação e criar a festa de Natal mais bonita do mundo. O Urbi foi conhecer aquela que é apenas uma das vertentes dos "Jovens Voluntários para a Solidariedade" (JVS), um programa do Instituto Português da Juventude cujo objectivo é cultivar nos mais novos a vontade de ajudar e "fazer muito do pouco que há".

Angela Simões, jornalista, é voluntária no projecto "Jovens Voluntários para a Solidariedade", no Grupo Desportivo e Recreativo Unidos do Lameirão. Todos os sábados de manhã esta jovem de 24 anos dirige-se para a Junta de Freguesia de Cantargalo. Aí, numa casa ainda em construção, de tijolos nus e condições precárias, cerca de 14 crianças dos 7 aos 13 anos andam atarefados com a preparação da festa de Natal. Rodeados de esferovite, cola, tesouras, tecidos coloridos e muita lã, tudo espalhado sobre duas mesas, fazem deste atelier improvisado uma fábrica de sonhos. Um presépio vivo, onde cada um interpretará uma personagem, e um presépio "à antiga", onde não vai faltar o tradicional musgo, serão as principais atracções nesta quadra festiva.
Este projecto é coordenado pela socióloga Catarina Gabriel, responsável pela animação da Junta de Freguesia de Cantargalo. Apostada em "do pouco que haja fazer muito", a iniciativa tem conseguido a adesão das crianças, pais e população envolvente.

Novas instalações em 2001

Dos projectos concretizados destaca-se uma passagem de modelos, para a qual as crianças desenharam, criaram e desfilaram os seus próprios modelos, transformando-se em estilistas de palmo e meio. Em vista está agora uma "caça ao tesouro", a realizar provavelmente em Janeiro, na qual os pequenos serão os guardas e convidarão outros jovens a inscrever-se e participar. Ali o que importa é falar com as crianças, ouvi-las e dar-lhes a oportunidade de se expressarem.
Catarina Gabriel alerta para as irregularidades cometidas por algumas instituições. "Há jovens que se inscrevem no IPJ para participar em actividades de acção social e que são usados para a área administrativa, o que obviamente é ilegal", afirma.
Para o ano, os JVC de Cantargalo contam com novas instalações e com a recandidatura do projecto, que espera luz verde do IPJ.
 

 

Clique aqui para regressar à primeira página