Biscaia quer Covilhã na AMCB


Perfil

Aos 50 anos de idade, José Manuel Custódia Biscaia é o sucessor de António Dias Rocha na presidência da Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB). Licenciado em Sociologia e Administração de Empresas pela Universidade de Évora, casado e pai de um rapaz e uma rapariga, entrou no mundo da política "imediatamente a seguir ao 25 de Abril. Comandava-o, então, "a vontade de contribuir para que Portugal mudasse".
À frente da autarquia de Manteigas, "a vila mais linda da Serra da Estrela", está há sete anos. Eleito nas fileiras do PSD pelo segundo mandato consecutivo, Biscaia acredita que a vila, "pela condição de município mais pequeno da AMCB", não entra em concorrência com ninguém e está, por isso, altamente bem colocado para representar todos de uma forma isenta. A dimensão do município não preocupa o presidente, a não ser pelas complicações que traz em termos de desertificação humana. Agora ainda há três mil eleitores, no futuro o autarca espera que, pelo menos, não sejam menos. Para isso, assegura, é preciso gerir a edilidade "com muita imaginação": "Optimizar a qualidade de vida, de forma a agarrar a população é o objectivo que rege esta gestão municipal". Mas o progresso custa a chegar aos "enclaves" serranos e "os deputados têm uma visão demasiado longínqua de toda esta área", por isso José Manuel Biscaia deixa o recado: "A nossa indústria de lanifícios deu ao País muito do que ele tem de bom em termos de desenvolvimento. Espero, por isso, que a falta de solidariedade que hoje se verifica tenha um fim próximo e que Portugal não continue a esquecer-se de nós".



A partir de 2001
Central de Compostagem trata
65 toneladas de lixo por ano

 Por Sérgio Felizardo
NC/Urbi et Orbi

O novo presidente da Associação de Municípios da Cova da Beira defende que a união intermunicipal é a melhor forma de beneficiar toda a região. Em entrevista ao NC, José Manuel Biscaia reconhece que sem a Covilhã como associada "o lobby perde peso".

Notícias da Covilhã - No final do mês de Novembro tomou posse como presidente do Conselho de Administração da Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB). Com que linhas se vai coser o seu mandato?
José Manuel Biscaia -
A Associação de Municípios tem um projecto em marcha que está dividido em dois pontos essenciais e que tem por base a concretização do nosso objectivo principal: fazer o tratamento dos resíduos sólidos urbanos dos associados.
Este Conselho de Administração quer, por isso, completar este ciclo. Isso implica terminar a montagem da maquinaria da Central de Compostagem propriamente dita, em princípio, até ao final do primeiro trimestre de 2001. Em Abril prevemos dar início à transformação dos resíduos em composto, para, em Maio, o termos já comercializado.
NC - É a Associação que vai fazer a comercialização?
J. M. B. -
Não. É responsabilidade da empresa concessionária.
NC - O processo não deveria estar concluído ainda em 2000?
J. M. B. -
Quando lançámos o projecto do aterro sanitário controlado da Quinta das Areias, mais conhecido como Central de Compostagem, numa primeira fase era destinado a seis municípios. Os quatro fundadores mais Manteigas e Sabugal. Posteriormente entendeu-se que a AMCB deveria ser alargada aos municípios da ECORRAIA e entraram oito novos associados.
Com seis membros iríamos ter cerca de 50 mil toneladas por ano de resíduos para tratar, agora apontamos para as 65 mil toneladas.
NC - É essa a causa do atraso?
J. M. B -
É evidente que tivemos de reprogramar todo o processo. Quer em termos da deposição, como do tratamento e mesmo do composto que vamos produzir.
Não se pode esquecer que, para além da deposição controlada, a nossa intervenção inclui a selagem de lixeiras. Mais uma grande vertente que teve de ser repensada de forma a actuarmos também nos municípios da Guarda, não apenas a nível da selagem, mas do transporte dos resíduos para o futuro aterro.

Triagem poupa aterro

NC - Para que a Central, e tudo o que ela implica, funcione é necessário, primeiro, por exemplo, separar os diferentes tipos de lixos. O projecto da AMCB contempla essa necessidade?
J. M. B. -
É evidente que não interessa só fazer a deposição de resíduos e o tratamento em composto. Por isso preconizámos a instalação de ecopontos em todos os concelhos associados, ecocentros, onde serão feitas as deposições intercalares e estações de transferência.
Isto vai permitir a recolha diferenciada e indiferenciada de resíduos, bem como o seu acondicionamento antes do tratamento. O que permite a optimização de todo o sistema de transporte e deposição e evita que os municípios todos os dias se desloquem à Quinta das Areias. Até porque as quantidades, principalmente nas localidades mais pequenas, não o justificam.
NC - Vão acrescentar uma Estação de Triagem ao projecto da Central de Compostagem como anunciou no dia em que tomou posse?
J. M. B. -
Claro. É cada vez mais importante que haja uma triagem total porque, apesar dos ecopontos, há ainda muita matéria que vai misturada e interessa separar. Mesmo com o aterro sanitário a funcionar, convém mantê-lo capaz pelo maior número de anos possível. Quanto menos depositarmos mais nos aproximamos desse objectivo.
NC - Estas obras de complemento (ecocentros, estações de transferência e triagem) vão ser executadas pelo mesmo consórcio que está encarregue da Central?
J. M. B. -
Não. Temos concursos internacionais abertos, de forma a que, depois, possamos dizer às câmaras, que podemos fazer a recolha, a deposição intercalar e fornecer o material circulante.
Assim, as autarquias não têm de se preocupar com o andamento do processo. Apenas precisam de liquidar as despesas.
NC - Quantas lixeiras há ainda por selar?
J. M. B. -
Faltam as da zona da ECORRAIA, onde apenas acabámos com a maior, que era a da Guarda. Também aqui temos concurso aberto para as restantes.
NC - Quanto é que o III Quadro Comunitário de Apoio destina à Associação de Municípios para este sector?
J. M. B. -
É uma soma que ronda os três milhões e 300 mil contos, destinada ao aprimoramento das actuais infra-estruturas e às tais obras de complemento que atrás referi.

Leia mais sobre este assunto
Novos projectos na AMCB
Agência pode incentivar consumo de energias alternativas

Biscaia quer a Covilhã na AMCB
"Associação perde peso sem a Covilhã"
   

 

Clique aqui para regressar à primeira página