Adjudicação em Janeiro
Auto-estrada substitui IP5

 NC/Urbi et Orbi

A Auto-estrada que vem substituir o Intinerário Principal 5 vai avançar. A obra, que custará 86 milhões de contos, vai ser adjudicada no início do próximo ano.

Jorge Coelho, ministro do Equipamento Social, anunciou no I Congresso Rodoviário Português, realizado no dia 28 de Novembro, no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, a concessão de três estradas em regime de portagem sem cobrança aos utilizadores (SCUT). Um total de 677 quilómetros a adjudicar em Janeiro de 2001.
O Itinerário Principal (IP)5, que liga Aveiro a Vilar Formoso, vai ser totalmente remodelado. A construção de uma auto-estrada, no valor de 86 milhões de contos, deve começar em 2001 e dá lugar à polémica estrada da tolerância zero.
O regime SCUT supõe um contrato entre o Estado e um privado, que projecta e constrói os lanços de auto-estrada previstos no contrato e fica obrigado a mantê-los durante 30 anos. O Estado, por sua vez, deve pagar à outra parte uma quantia em função do número de pessoas que utilize a estrada, ficando os condutores isentos de pagar qualquer portagem.
Para além do IP5, outras estradas são contempladas. O IP3 no troço Viseu-Chaves, que vai até à fronteira de Vila Verde e alguns Itinerários Complementares: IC3, IC12, IC24 e IC36. Um investimento de 274 milhões de contos num total de 300 quilómetros de estrada.
Jorge Coelho referiu, ainda, no congresso que reuniu especialistas nacionais e internacionais em questões de rodovia, que o Governo quer investir na recuperação de estradas secundárias na manutenção de dez mil quilómetros de via, a desenvolver em quatro anos.

Clique aqui para regressar à primeira página