Exposição do Plano de Edições da Fundação
Gulbenkian oferece à UBI manuais universitários

A Fundação Calouste Gulbenkian trouxe à UBI uma extensa exposição do seu plano de Edições de Manuais Universitários. Os títulos foram no final oferecidos à UBI pelo administrador da Fundação, Diogo Lucena.

 NC/Urbi et Orbi

Santos Sila, reitor da UBI, acompanhando (da esquerda para a direita) Carmelo Rosa, director dos Serviços de Educação e Bolsas da Gulbenkian, Carlos Sá Furtado e Diogo Lucena

A UBI foi a segunda das universidades portuguesas a receber, na terça feira, dia 5 de Dezembro, esta mostra do Plano de Edições da Gulbenkian. Inaugurada na última terça feira, dia 5 de Dezembro, a exposição foi apresentada pelo Prof. Doutor Carlos Sá Furtado, membro da Comissão Consultiva do Serviço de Bolsas de Estudo da Fundação. Este congratulou a UBI pelo seu "carácter de instituição de saber" e do seu papel bandeirante a nível nacional.
As edições da Gulbenkian são, nas palavras do Professor, prova de que durante anos a Fundação Calouste Gulbenkian foi o verdadeiro Ministério da Cultura de Portugal. Como grande e selecta casa editora, sem fins lucrativos, esta digressão pelas universidades portuguesas visa sobretudo divulgar junto do corpo docente e dos alunos, no sentido de dar a conhecer estas publicações, "aumentando a qualidade da massa científica e cultural nacionais", afirma Diogo Lucena.
Estas edições surgiram em 1962, e têm já mais de 400 títulos editados, mais de 600 edições e 140 traduções por autores portugueses. Algumas distinguidas com prémios para a especialidade.
O Plano de Edições da Fundação continuou com as colecções de Cultura Clássica, em 1964, e de Cultura Portuguesa, em 1966.
A exposição está patente no espaço do Museu dos Lanifícios, no Pólo I.

Clique aqui para regressar à primeira página