O novo Jardim Infantil
deverá estar concluído em Março de 2001


Águias do Canhoso recebe subsídio

Um dos pontos apresentados à apreciação foi a atribuição do subsídio ao "Águias do Canhoso". São dois mil 750 contos que premeiam a subida à Primeira Divisão Distrital de Futebol na época 99/00. Quem se opôs a esta decisão foi o vereador da CDU, Vítor Reis Silva. O vereador comunista acusa o executivo de "incoerência na atribuição destas ajudas", referindo-se à verba de três mil e 500 contos entregues ao Grupo Desportivo da Estação aquando da sua subida.
"A minha proposta é de 3mil e 500 contos e visa restabelecer a justiça e alguma coerência na deliberação da CMC." Vítor Reis Silva garante que a discussão deste assunto será levada à próxima reunião de Câmara e que aí irá apresentar a sua proposta. Também João Martins, vereador do PS, se manifestou contra a fixação deste valor abaixo do subsídio entregue à outra colectividade. E vai propôr ao órgão autárquico a reposição dos 750 contos de diferença.


Obras no Canhoso no valor de 350 mil contos
Alargamento do Parque Industrial
e novo cemitério


A Junta de Freguesia do Canhoso, concelho da Covilhã, foi o local escolhido pelo presidente da Câmara para mais um Sessão de Câmara Pública descentralizada. Governantes e populares estiveram presentes na reunião onde foram discutidas obras em curso e a lançar naquela vila

 Por Raquel Fragata

A Sessão de Câmara Pública de sexta feira, dia 15, realizou-se no Canhoso com a presença do autarca, vereadores e representantes políticos da freguesia. Esta política da autarquia visa alargar a intervenção nestas sessões abertas ao público a todos os habitantes do concelho.
Carlos Pinto levava em agenda várias decisões respeitantes àquela população. A compra de um terreno de 116 mil metros quadrados para o alargamento do Parque Industrial do Canhoso, um hectare do qual será afectado para a construção do novo cemitério. As duas áreas ficam divididas pela linha férrea. A sua aquisição foi deliberada na reunião e custará aos cofres da autarquia 65 mil contos.
O projecto do cemitério foi apresentado pelo Engenheiro municipal, Vítor Marques, e deverá começar brevemente. O projecto de construção do novo cemitério do Canhoso, entregue a uma empresa da região, exposto durante a sessão camarária, custou mil 650 contos. No projecto agora apresentado estão previstos 30 jazigos, 500 campas, 100 ossários e 100 nichos para decomposição rápida dos corpos. Com capacidade para dar resposta às necessidades num período de 50 anos, o investimento anda à volta dos 100 mil contos.
A terceira fase do Parque Industrial (PIC) espera verbas do III QCA para a sua construção, envolvendo cerca de 350 mil contos. Esta verba inclui a edificação das estruturas necessárias.
O projecto do PIC terá que obter parecer positivo de várias entidades, nomeadamente do Ministério da Economia, da Direcção Regional do Ambiente, da Junta Autónoma das Estradas e da Refer, para poder avançar. "O estudo não está concluído e por isso as verbas não são exactas, pois dependerão do custo das infra-estruturas", explica Vítor Marques.

Jardim de Infância pronto em Março

A construção do Jardim de Infância, que virá a servir a população do Canhoso e e populações vizinhas, deverá estar concluída dentro dos prazos. Apesar do mau tempo estar a afectar o andamento dos trabalhos, o Engenheiro responsável pela obra não conta com atrasos na sua conclusão. "Falta ainda o loteamento dos terrenos em volta, mas tudo está a andar dentro do previsto".
O novo Jardim de Infância do Canhoso, que deverá estar pronto em Março, está equipada para receber duas turmas de 25 alunos cada, tal como deliberação do Ministério da Educação. O novo equipamento, com duas salas de aula, um refeitório, uma sala de repouso e uma sala de actividades, vai receber as crianças agora instaladas na Escola Básica. No futuro espaço é possível instalar 100 crianças se necessário.
Terminada a Sessão de Câmara, os presentes visitaram várias obras já lançadas e espaços a lançar. Uma das visitas organizadas pelo executivo foi à Escola Básica nº1 do Canhoso, recuperada no Verão de 2000 e em funcionamento há um mês e meio. O investimento, num total de 180 mil contos, veio proporcionar às cerca de 50 crianças do ensino básico e 20 do Jardim de Infância ali a estudar uma das melhores recuperações de instalações feita. A Escola ficou dotada de um computador por cada sala de aula. Carlos Pinto entrou nas salas de aula e distribuiu chocolates pelas crianças presentes.
Manuela Craveiro, professora em funções de Apoio Educativo e sub-directora da Escola, aproveitou a sessão de Câmara para alertar para a situação de perigo junto à Escola, na Rua Manuel Alçada Padez, pelo trânsito intenso que ali circula noite e dia. "É uma rua onde circulam muitas crianças, onde estão sempre carros mal estacionados", refere. E propôs a construção de zonas verdes ou um lago nas instalações do estabelecimento.

Canhoso quer uma farmácia

Carlos Pinto destaca dos avanços resultantes desta reunião a aprovação da compra do terreno de 10 hectares, num valor total de 65 mil contos, dos quais "um será afectado à cosntrução do novo cemitério". "Uma aspiração muito antiga, mesmo anterior à formação da freguesia", sublinha.
Foram deliberadas questões referentes a protocolos com a Junta de Freguesia, a construção de um pontão, o arranjo de zonas verdes e uma série de equipamentos que vão ser objecto de intervenção na vila.
Também o arranjo dos passeios, o reordenamento do trânsito, do estacionamento, e o apoio ao Águias do Canhoso. Um conjunto de obras que "estão a ser tratadas há algum tempo" e estão agora formalizadas.
Um dos pontos em discussão na reunião foi a inexistência de um serviço de farmácia no Canhoso, facto que desagrada a população e que se prolonga há já algum tempo. Carlos Pinto remeteu a responsabilidade sobre o caso para a Associação de Farmácias, que não tem viabilizado o "anseio de melhores serviços". "O quadro legal é muito bloqueador."
Até ao final deste mandato Carlos Pinto espera ver concluídas as construções da Junta de Freguesia, do Centro de Dia e do Posto de Saúde. Três infraestruturas que constituirão o Centro Cívico do Canhoso.
Antes do almoço, o autarca fez questão de visitar acompanhado pelo presidente da Junta de Freguesia, José Manuel Nunes, o andamento das obras na estrada que ligará o Canhoso à Vila do Carvalho. "Um investimento que chegará aos 150 mil contos e que deve ser inaugurado ainda durante este mandato", afirma Carlos Pinto.
A próxima sessão descentralizada deverá ser desenvolvida numa das localidades a sul do concelho. Pinto espera agendar assuntos que envolvam directamente aquelas localidades para levar à discussão.

 

Clique aqui para regressar à primeira página