III Volume da colecção "Ser Português"
"História" apresentada na Biblioteca Municipal

Carlos Alberto Santos é o autor da obra "História". Depois de "O Mar" e "O Pensamento Português", é a vez desta compilação de diversas das suas pinturas chegar às livrarias pela mão da Federação da Cultura Portuguesa. A apresentação foi feita na Biblioteca Municipal da Covilhã, no dia 15. Uma cerimónia que contava com a presença de José Hermano Saraiva, impedida pela distância e outros compromissos

 Raquel Fragata

Pintura de Carlos Alberto Santos
figura episódios da História de Portugal

A Federação da Cultura Portuguesa do Porto trouxe à Covilhã, na última sexta feira, 15, a apresentação do terceiro volume da colecção "Ser Português". O livro, editado em Português e Inglês, chama-se "História" e inclui uma compilação de diversas pinturas de Carlos Alberto Santos, autor de "O Mar" e "O Pensamento Português".
Não sendo uma obra didáctica, destina-se aos curiosos e estudiosos da nossa história, procurando revelar o ser português através de trabalhos históricos, etnográficos e bíblicos. A história nacional e universal, desde a Idade Média até aos princípios do século XIX, ilustrada numa obra com prefácios de José Hermano Saraiva, Artur Varatojo e do Juiz Conselheiro de Santo Tirso, Pais de Sousa. As reproduções de algumas das pinturas incluídas no livro são acompanhadas por uma pequena legenda explicativa.

"Quero fazer trabalhos mais interiores"

Carlos Alberto Santos, nascido em Lisboa em 1933, publicou pela primeira vez os seus trabalhos de ilustração na revista "O Camarada". Desde a década de 50, vários trabalhos seus têm merecido uma reforçada atenção do público. É autor da primeira colecção de cromos sobre a História de Portugal e de duas edições de selos para os CTT sobre os Descobrimentos e sobre as comemorações do aniversário da Sé de Braga. Mais recentemente, pintou para um vídeo sobre a segunda parte da Mensagem de Fernando Pessoa, dedicada ao Mar Português. A paixão pela temática da história surgiu-lhe em 1947, ao assistir a dois desfiles de Leitão de Barros. Mais tarde, aproxima-se dos temas bíblicos e etnográficos, bem representados nesta obra. O livro, de que foram editados 100 exemplares, vai custar 10 mil escudos.
Para o futuro, a dedicação à pintura vai continuar: "tenho em mente fazer trabalhos mais interiores, mais meus e sobretudo sob inspiração musical".

Clique aqui para regressar à primeira página