Apresentação do segundo disco no Teatro Cine
Escolinha do Zéthoven
em digressão de Natal

A tarde de domingo foi a data escolhida para a apresentação do novo trabalho da Escolinha do Zéthoven. O segundo disco mereceu uma apresentação pública, que serviu também o propósito de abrir as festividades natalícias. A sala do Teatro Cine foi, por falta de alternativas, o palco do primeiro dos dez concertos agendados para a região

 Por Anabela Machado

Concerto de apresentação
do segundo álbum
foi bem recebido pelo público

As dez músicas de Natal do segundo CD da Banda do Zéthoven foram apresentadas este domingo, no Teatro Cine. O Coro dos Pequenos Cantores e a Orquestra Sinfónica da Escola Profissional de Artes da Beira Interior actuou para um auditório quase cheio. A antiga sala de espectáculos da Covilhã, apesar do desagrado do maestro Luís Cipriano, foi o local escolhido por falta de alternativas na cidade. "O Teatro Cine não tem as mínimas condições para se fazer um concerto, especialmente um concerto com crianças. Uma situação lamentável, pois a cidade da Covilhã tem um movimento cultural e musical bastante grande". "Não se admite que ainda não tenha um auditório em condições", desabafa o maestro que dirigiu o concerto.
A digressão de apresentação do novo álbum tem marcados dez concertos no distrito de Castelo Branco. A promoção inclui ainda a transmissão de um concerto da Banda pela TVI na Igreja do Estreito, marcada para o dia 23. O "Concerto para a Noite de Natal" será interpretado na Missa do Galo da Igreja de São Tiago, na Covilhã, pelos alunos da Escolinha do Zéthoven, Coro Misto e Orquestra de Cordas da EPABI.

Música "ambiente"

Apesar de as condições serem más, o auditório do teatro esteve quase repleto. A maioria dos espectadores eram familiares dos Pequenos Cantores, visivelmente satisfeitos com a iniciativa.
Dentro de um ano, também pela altura do Natal, está previsto o lançamento do terceiro volume da colecção da Escolinha do Zéthoven. Desta vez o tema será o Ambiente e o projecto, envolvendo cerca de 37 mil contos parcialmente patrocinados pelo Instituto Águas de Portugal, trará à Covilhã crianças de todo o País. Os instrumentos vão variar um pouco dos utilizados nos trabalhos já editados, aproximando-se dos sons da natureza e das raízes africanas e aborígenes. Com uma componente informativa multimédia, "tentando sensibilizar as crianças para as questões ambientais", o CD será acompanhado por um livro com a história da música.
Depois da Palestina, onde o Coro Misto e a Orquestra actuaram há um ano, a Associação Cultural da Beira Interior tem já contactos estabelecidos para a realização de uma digressão de dez dias pelo Egipto, marcada para a Páscoa.

Clique aqui para regressar à primeira página