Autarquia covilhanense contribui com três mil contos
Portugal - Brasil
abre Mundial de Andebol

O resultado do sorteio das equipas que vão estar frente a frente na primeira fase do Campeonato Mundial Universitário de Andebol Masculino já é conhecido. Portugal e Brasil são os protagonistas do primeiro encontro, a decorrer no Pavilhão S. Miguel, na Guarda. Entretanto, a Câmara Municipal da Covilhã aprovou em Sessão Extraordinária, na passada quinta-feira, a atribuição de um subsídio de três mil contos à iniciativa

 Por Helena Machado
e Marisa Miranda

 

 

A dez dias do arranque já são conhecidas as equipas que se vão defrontar na primeira fase

A Câmara Municipal da Covilhã vai subsidiar o Campeonato Mundial Universitário de Andebol Masculino em três mil contos. A proposta foi apresentada e votada favoravelmente por todos os vereadores na Sessão Extraordinária realizada na quinta feira, 14.
Em Bruxelas, a Federação Internacional do Desporto Universitário (FIDU) realizou, no dia 7 de Dezembro, o sorteio que apurou a constituição dos grupos da primeira fase do XVI Campeonato Mundial Universitário de Andebol Masculino e o respectivo calendário dos jogos. No grupo A estão as equipas da Jugoslávia, Argélia, Japão e Hungria. As selecções de Portugal, França e Brasil formam o grupo B. Turquia, Roménia e China-Taipé alinham no grupo C e do grupo D fazem parte as equipas da Rússia, Tunísia e China.
As equipas da Jugoslávia, actual campeã, Hungria, Rússia e Turquia são apontadas como as favoritas. Dado os seus desempenhos anteriores em campeonatos universitários, mundiais e olímpicos, esperam-se grandes exibições nesta XVI edição.
O campeonato será disputado por 13 equipas em 32 jogos. Estes números são inferiores aos inicialmente apontados pela organização. "Perdemos em número de jogos, mas ganhamos em qualidade. Temos um grupo mais coeso e mais competitivo" afirma João Canavilhas, responsável pela organização da competição. Já há 13 anos que não se conseguia reunir um número tão grande de equipas neste campeonato, o que deixa a organização satisfeita.

"O evento desportivo mais importante
a seguir ao Masters Cup"

O jogo inaugural será disputado no Pavilhão S. Miguel, na Guarda, no dia 28 de Dezembro, e opõe as formações de Portugal e do Brasil. A final do campeonato será no dia 4 de Janeiro, no Pavilhão I da UBI, na Covilhã.
"A instalação dos atletas que vão chegar antes do Natal e convencer instituições e empresários que o que temos aqui é um campeonato mundial e não um torneio" são as dificuldades com que se debate a organização a poucos dias do início do campeonato.
Este investimento de 60 mil contos é para João Canavilhas "o segundo evento mais importante que se vai realizar neste País a seguir ao Masters Cup em Lisboa".
Neste orçamento não está incluída a festa de fim de ano, organizada pela Câmara Municipal da Guarda. "É uma organização da autarquia local, que simpaticamente nos deixou associar ao evento", acrescenta João Canavilhas.
A Comissão de Honra será composta pelo Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, o ministro da Educação, Augusto Santos Silva, o ministro do Ambiente, José Sócrates e o ministro do Desporto e da Juventude, José Lello, entre outros representantes nacionais e internacionais.
Entretanto, a SporTV entrou em contacto com a organização para efectuar filmagens dos jogos.

Clique aqui para regressar à primeira página