A funcionar na Covilhã
Telemedicina: diagnósticos a todas as distâncias

As deslocações de muitos doentes do Centro Hospitalar da Cova da Beira a unidades no Litoral vão acabar. A Telemedicina entrou em funcionamento

 Por Sérgio Felizardo
NC/Urbi et Orbi

A ecocardiografia do pequeno Henrique, efectuada pelo cardiologista Francisco Luís, é analisada, em directo, por um especilistas do Hospital Pediátrico de Coimbra

O Henrique nasceu no Hospital da Cova da Beira (HCB) e, aos nove dias de idade, tornou-se o primeiro beirão a usufruir das vantagens da Telemedicina.
Na segunda-feira, 18, Luís Castela, especialista em Cardiologia Pediátrica observou, a partir do seu gabinete em Coimbra, o pequeno Henrique internado na Covilhã. A primeira ligação de Telemedicina foi, na opinião de todos os intervenientes, quer aqueles presentes no HCB, quer no Hospital Pediátrico de Coimbra (HPC), um "verdadeiro sucesso". A partir de uma ecocardiografia efectuada ao recém nascido, em directo, as suspeitas de Francisco Luís, cardiologista no HCB, de que o bebé poderia sofrer de um determinado tipo de sopro cardíacos foram confrontadas com a opinião de um especialista. Dissipadas as dúvidas e com a mãe mais descansada, o director do Centro Hospitalar, João Casteleiro resume uma das grandes vantagens da nova tecnologia: "A partir de agora temos oportunidade para evitar grande parte das deslocações que alguns dos nossos doentes, principalmente crianças, eram obrigados a fazer, por exemplo, ao Hospital de Coimbra. Muitas das vezes apenas para fazer um simples exame".

Guarda e Castelo Branco são os próximos

A troca de impressões entre médicos e a possibilidade real de efectuar consultas em Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto, Santa Maria da Feira e, em breve, Madrid, sem sair da Covilhã é, na opinião de Casteleiro, "um passo de gigante para a melhoria das condições de saúde das populações do Interior".
"O sistema de Telemedicina, baseado numa ligação permanente assegurada pela PT Inovação, e que já funciona na faixa Litoral do País há cerca de dois anos, chega, assim, onde efectivamente pode ser potencializado ao máximo", considera o director. Nessa perspectiva, o Centro Hospitalar da Cova da Beira não quer perder mais tempo e, na quarta-feira, realizou duas consultas de Obstetrícia. Na próxima semana o Hospital Sousa Martins, na Guarda, deverá estar já em condições de se ligar ao sistema, depois de atrasos provocados pelo recente temporal que assolou a cidade. Para mais tarde fica o Amato Lusitano, em Castelo Branco.
Para já as consultas limitam-se às áreas da pediatria e Obstetrícia, mas vão-se alargar, por exemplo, à dermatologia, à patologia clinica, ou à Gastroenterologia clínica. Como sublinhou Luís Castela, em conversa on-line com os médicos serranos: "Isto convosco aí na Cova da Beira vai ser excelente".

Clique aqui para regressar à primeira página