Al Berto, Alexandre O'Neill e Herberto Hélder
Recital de poesia
encerra Feira do Livro da JCP

Al Berto, Alexandre O'Neill e Herberto Hélder, expoentes da literatura contemporânea portuguesa, foram os poetas escolhidos para o recital de poesia que na quinta-feira, 21, encerrou a Feira do Livro do Colectivo do Ensino Superior da UBI da Juventude Comunista Portuguesa. Uma "provocação" do Incentiv'arte aos presentes

 Por Raquel Fragata

Susana Paiva mostrou a quem não conhecia alguns poemas de Al Berto



No seguimento de uma política antiga, a Juventude Comunista Portuguesa (JCP) da Covilhã realizou uma venda de livros novos e usados. De 4 a 22 de Dezembro, na sede do PCP, foi possível visitar duas exposições, a Banda Desenhada de vários artistas e a fotografia de Sebastião Salgado. Também uma banca de venda de artesanato e um recital de poesia enriqueceram a feira.
Pedro Ramos, da organização da Feira do Livro, está satisfeito com a receptividade da iniciativa. Em pleno 'pico' da época de compras, as vendas registaram valores satisfatórios, tendo a organização decidido alargar o prazo até à ante-véspera do dia de Natal.
O Incentiv'arte, a pedido dos organizadores, propôs uma noite de poesia.
Zé Miguel Mascarenhas, Susana Paiva, João Mendes e Andreh, de uma selecção de poemas, procuraram passar a vontade de conhecer este autores. Tentar levar as pessoas a procurá-los nas prateleiras das Bibliotecas e ler. Aproximando assim o público da poesia, um género comumente considerado de difícil acessibilidade. Vinte pessoas estiveram presentes neste serão dedicado às artes literárias. Para Susana Paiva "o importante não é estarem muitas ou poucas pessoas", mas antes a "partilha de um pouco de mim".
Al Berto e as suas confissões melancólicas foram lembradas numa homenagem ao poeta, autor e homem 'maldito'. Susana escolheu alguns poemas de várias obras de Al Berto, um autor que é para si uma referência. "Não me sai da cabeça, não me sai do interior. Identifico-me muito com ele. Cada palavra que ele diz, a luz que ele tem, e a sombra ao mesmo tempo, não consegui evitar que fosse ele e não outro autor".

"Sujar as mãos"

O Incentiv'arte é um grupo de alunos da UBI que, em 1998, se uniu com o objectivo de "espicaçar" e combater o "adormecimento" da população estudantil face às artes. Incidem sobretudo nas formas de arte não teatrais. Em Janeiro tencionam editar o terceiro número do Ponto, fanzine do Incentiv'arte. Textos originais, colagens e fotografia são alguns dos trabalhos da autoria dos membros que compõem o próximo número. Para trás, e talvez para repetir em ocasiões futuras, ficaram vários ateliers de artes. Formas de ver e exprimir a realidade e o indivíduo através da pintura, escrita e diferentes formas de artesanato. Já realizados, os ateliers de "Pasta de Moldar" e a "Maratona de Fotografia" foram bem recebidos por aqueles que "aceitaram sujar as mãos".
Na Sala do Tecto da sede do PCP, um importante testemunho arquitectónico quinhentista, esteve patente ao público a exposição de fotografia "Os Sem Terra" de Sebastião Salgado. Por realizar, e devido a incompatibilidade de agenda do jornalista e autor Rui Pereira, ficou a apresentação do livro "Euskadi".

Clique aqui para regressar à primeira página