"Operação Milénio" já está na estrada
GNR em força zela pela segurança
da quadra festiva

Dois mil e 200 homens vão patrulhar as estradas portuguesas, aquelas que provocam mais acidentes mortais na Europa. O IP5 é um dos eixos a que as brigadas da GNR vão dar mais atenção

 NC/Urbi et Orbi

Começou ontem, quinta-feira, 21 e prolonga-se até 2 de Janeiro, a "Operação Milénio", nome de código do plano de segurança rodoviário para a quadra natalícia e de passagem de ano. Ao todo, serão dois mil e 200 homens, da GNR e Brigada de Trânsito (BT) a patrulhar as estradas portuguesas consideradas de risco com meios especiais de detecção do infractor. Este ano, a novidade é a cooperação com a Guardia Civil espanhola, que irá ajudar o contingente português a controlar as zonas fronteiriças, como é o caso do Itinerário Principal nº5 (IP5) nas imediações de Vilar Formoso. Os conselhos são os mesmos de sempre: recomenda-se muita prudência na estrada, evitar o consumo de álcool e que todos tenham a consciência de que grande parte dos acidentes são provocados pela falta de civismo dos condutores.
O IP5, um dos eixos portugueses considerado bastante perigoso e abrangido pela "Tolerância Zero", é uma das vias a merecer muita atenção por parte da BT. Para além de radares fotográficos e vídeo, há uma "unidade móvel" especialmente vocacionada para actuar próxima dos condutores. Os meios são ainda reforçados por um helicóptero. O acordo bilateral que permite a entrada de forças de segurança de cada país até 50 quilómetros de depois das fronteiras, permite que patrulhas de sete homens de cada país fiscalizem as entradas e saídas nas estradas que ligam os dois países. Assim, a zona de Vilar Formoso vai ser um dos pontos a ser patrulhado por esta "força internacional".

Precaução é a ideia chave

Hoje, sexta-feira, 22, é um dos dias em que se espera mais crítico. Os outros são o regresso do Natal, terça-feira, 26, a ida para o ano novo, quinta-feira, 28, o dia seguinte, sexta-feira 29 e, depois, o regresso a 2 de Janeiro.
A GNR recomenda que os condutores não consumam bebidas alcoólicas mesmo durante as refeições. Em condições meteorológicas adversas é necessário acautelar os riscos. Chuva e neve são uma constante nesta altura do ano e torna-se obrigatório circular devagar e com atenção redobrada. Em qualquer situação, convém não circular demasiado próximo do carro da frente, respeitar as regras de ultrapassagem e não exceder os limites de velocidade.
Outra das preocupações a ter em conta antes de sair para a estrada é o estado do veículo. Níveis de óleo, água, líquidos de refrigeração, pneus, escovas de pára-brisas e faróis são fundamentais para o bom funcionamento dos veículos.

Clique aqui para regressar à primeira página