Tony Kaye.América Proibida.1998

Poderá parecer estranho que a recomendação cinematográfica de Natal recaia num filme aparentemente tão distante desta quadra natalícia. Afinal de contas, o Natal é, supostamente, uma época de Paz, Amizade, Fraternidade. Bem sei que não é, mas vamos desejar que assim o seja.
Acontece que este América Proibida enquadra-se perfeitamente neste espírito: Derek Vinyard (um Edward Norton como nunca visto, grande e musculado) é um neo-nazi recém libertado da cadeia, após cumprimento de uma pena de prisão motivada pelo homicídio racial de 2 negros. Inteligente, apercebe-se das mentiras que lhe toldavam a visão da sociedade, e procura salvar a família dos problemas originados por ele.
Assim, América Proibida, é um filme de redenção, de expiação de erros passados e de apelo à união familiar. Educa, de uma maneira violenta, é certo, mas não menos eficaz, o espectador para a fraternidade e a comunhão com o próximo. Como tal, e distanciando-se diametralmente dos filmes de Natal típicos na forma, acaba, ironicamente, por se aproximar destes no conteúdo.

por Pedro Homero

Clique aqui para regressar à primeira página