Campeonato de Andebol já começou
Portugal vence Brasil por 27 a 24

 Por Raquel Fragata

O jogo inaugural do XVI Campeonato Mundial Universitário de Andebol, na quinta feira, 28 de Dezembro, deu a vitória a Portugal frente ao Brasil. Apesar do poder de ataque manifestado durante todo o jogo pela equipa brasileira, a formação nacional atingiu o resultado de 27- 24. Um bom espectáculo foi proporcionado às cerca de 400 pessoas que se deslocaram ao Pavilhão de S. Miguel, na Guarda

No Pavilhão de S. Miguel, na cidade da Guarda, defrontaram-se as equipas de Portugal e Brasil no primeiro jogo da primeira fase do XVI Campeonato Nundial Universitário de Andebol. Covilhã, Fundão, Belmonte e Guarda preparam-se para até dia 5 de Janeiro receberem esta importante prova.
O jogo de quinta feira, 28 de Dezembro, foi bem disputado por ambas as equipas que demonstraram logo nos primeiros minutos um grande equilíbrio. Aos 14 minutos, Portugal já vencia por quatro golos. Vantagem reduzida, aos 28 minutos, para três. O jogo chegou ao intervalo com o resultado 15-13, mas no início da segunda parte parecia estar ainda muito por jogar. O Brasil entrou forte após o intervalo e chega ao empate. Carlos Matos, Ricardo Antunes e José Santos foram os jogadores mais importantes do jogo. É também de referir o trabalho isento e positivo da dupla de arbitragem húngara.

Treinador nacional quer mais vitórias

Na conferência de imprensa realizada depois da partida, as equipas lamentaram o cruto período de tempo possível para a preparação para este campeonato. O frio da Serra da Estrela foi também um entrave para as equipas, tendo mesmo um elemento da selecção brasileira adoecido.
O treinador de Portugal, José António Silva, acredita na vitória da sua equipa nos próximos jogos e confia sobretudo na capacidade de leitura do jogo dos portugueses e na resolução dos problemas em campo. Frente à França, no dia 31, às 18 horas no Pavilhão Desportivo da UBI, o treinador nacional espera alcançar mais uma vitória.

Autarquias recebem iniciativa com entusiasmo

Os atletas e restante comitiva foram recebidos com grande entusiasmo por João Esgalhado, vereador do desporto da autarquia da Covilhã, e de Maria do Carmo Borges, presidente da Câmara da Guarda.
João Esgalhado confia na capacidade de oferta da Covilhã, dotada de "estruturas suficientes e capazes para corresponder às exigências de uma competição de âmbito mundial como esta". O vereador municipal referiu também a importância deste acontecimento desportivo na promoção da cidade e da UBI para o mundo.
Maria do Carmo Borges, na recepção na Câmara Municipal da Guarda, agredeceu o contributo da Ubi e do Instituto Politécnico da Guarda na projecção do nome da região.
A organização apela à participaçãop da população das quatro cidades envolvidas, Covilhã, Fundão, Belmonte e Guarda. A entrada para os jogos é livre.
João Canavilhas, da Comissão Organizadora do Campeonato, confirmou a presença na cerimónia de encerramento do secretário de Estado do Ensino Superior, José Reis.

Clique aqui para regressar à primeira página