Polémica reacesa na Bendada
Noite de Natal sangrenta

 NC/Urbi et Orbi

Três feridos ligeiros e um grave foi o resultado da Noite de Natal na Bendada, concelho do Sabugal. Apoiantes e opositores do padre da freguesia envolveram-se numa sessão de facadas enquanto decorria a Missa do Galo. O caso que divide a população há longa data, voltou a aquecer os ânimos durante a celebração litúrgica do dia de Natal. Da confusão resultaram três feridos ligeiros (pai, filha e outro familiar) que foram assistidos no Centro Hospitalar da Cova da Beira, na Covilhã. Sem condições para celebrar a tradicional Missa de Natal, o padre, Manuel Janela, e alguns apoiantes refugiaram-se na igreja com as portas fechadas, saindo apenas sob protecção da GNR do Sabugal.
Esta situação não é nova. Há dois anos que os ânimos da população de Bendada se exaltam. Na origem está a oposição do padre à instalação de uma antena da Optimus junto à capela da Senhora do Castelo. Uma posição que desagradou a alguns habitantes, que reivindicam também a verba anual de 300 contos que estava em causa e reverteria a favor da freguesia. Contudo, os defensores do pároco sustentam que no local teria existido um castro românico de grande interesse arqueológico. Desde então, as duas partes optam por realizar missas distintas: os apoiantes de Manuel Janela celebram na Igreja Matriz e os opositores assistem à transmissão televisiva, ou vídeo, numa televisão colocada no altar da pequena capela. Uma situação que já levou dois habitantes da aldeia ao Tribunal do Sabugal, pelo crime de difamação e injúria ao pároco.
Diamantino Matos, advogado de Manuel Janela, explica que a origem das escaramuças não está na questão da instalação da antena, mas no facto do padre ser presidente da Casa do Povo. "Esta situação faz com que indivíduos se vejam prejudicados", sublinha o advogado. Contudo, um dos condenados sublinha que a decisão do tribunal não vai resolver nada e garante: "Bendada vai continuar a lutar".

Clique aqui para regressar à primeira página