INAG promove
Debate sobre os Planos Hidrográficos
junta técnicos locais e nacionais na UBI

 Por Raquel Fragata

O Instituto da Água, do Ministério do Ambiente, vai realizar no dia 15 deste mês na UBI um debate em torno dos Planos de Bacia Hidrográfica dos Rios Nacionais. O projecto está concluído e vai agora ser debatido publicamente em vários pontos do País.

O anfiteatro 8.1 do edifício da antiga Fábrica Transformadora das Lãs vai receber no dia 15 de Janeiro, sexta feira, pelas 15 horas, a apresentação e discussão pública dos Planos das Bacias Hidrográficas dos Rios Minho, Douro, Tejo e Guadiana.
A iniciativa do Instituto da Água (INAG) estava agendada para o dia 4 mas por motivo de férias foi adiada. Várias universidades do País estão a receber esta proposta do Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território (MA). O MA e o INAG pretendem com este debate introduzir algumas conclusões pontuais a estes estudos e às diferentes fases da sua elaboração, onde participaram vários elementos das universidades portuguesas. Assim, a aproximação à comunidade técnica e científica visa a "contribuição para a melhoria e mais adequada aderência ao conhecimento e realidade actuais".
Estes planos foram ordenados pelo Decreto Lei nº 45/94 ao Instituto da Água para completar o sistema nacional de planeamento de recursos hídricos. Iniciados em 1988 e agora concluídos, os Planos das Bacias Hidrográficas dos Rios Minho, Douro, Tejo e Guadiana vão ser agora apresentados junto das diversas comunidades directa ou indirectamente envolvidas. O evento conta com a presença do presidente do INAG, Carlos Alberto Mineiro Aires, que se deslocará à UBI, em companhia de outros técnicos deste organismo, onde juntamente com o representante da Direcção Regional do Ambiente procederá a esclarecimentos sobre este documento.

Clique aqui para regressar à primeira página