Janusz Kaminski
Possuídos
2000
A sugestão de cinema desta semana reflecte os tempos que correm, no que concerne ao cinema de terror.
Se por um lado tem uma fotografia muito interessante, por outro parece basear-se quase só nesse trunfo. A história é um pouco batida, os actores são competentes, mas não trazem nada de novo para a tela e fica-se com a sensação que podia ter saído dali muito mais conteúdo.
O filme prende o espectador (mais que não seja pela expectativa de melhor...) e consegue pregar uns belos sustos.
Só que depois, e relembrando os clones actuais do género ('Stigmata', 'Dias do Fim', etc.) fica uma vaga nostalgia pelo terror dos anos 70, em que as ambulâncias faziam fila à porta dos cinemas para levar os espectadores mais sensíveis de filmes como 'O Exorcista' ou 'Rosemary's Baby'. Os efeitos especiais eram mais pobres, mas as histórias eram mais genuínas. O elenco era composto por bons profissionais mais do que por grandes estrelas.
Mas isso são tempos que já lá vão. Assim sendo, e tendo em conta a época em que vivemos, 'Possuídos' (Lost souls) vê-se. Não é uma obra-prima, mas vale pela fotografia, som e ambiente que cria. Ah, e é aproveitar caso venha à Covilhã, que em Lisboa já está a 900$00 o filme. Isso sim, é que é terror!

por Pedro Homero

Clique aqui para regressar à primeira página