Concertos agendados em Coimbra e Lisboa
ARS Antiqua apresentou-se ao público covilhanense

Obras de Mozart, entre outras, foram interpretadas ao vivo pela Orquestra Barroca, ARS Antiqua. O auditório da Biblioteca Municipal encheu para assitir à estreia

 Por Raquel Fragata

Seis violinos, uma viola, um violoncelo, um contrabaixo e um cravo constituem a ARS Antiqua

Com obras de Mozart, Biber e Purcell, a ARS Antiqua, a segunda Orquestra Barroca nacional, apresentou-se ao público da Covilhã, na sexta feira, 12. A sala auditório da Biblioteca Municipal da Covilhã encheu para assistir ao concerto de estreia desta Orquestra. Seis violinos, uma viola, um violoncelo, um contrabaixo e um cravo, todos instrumentos da época, reconquistituíram com autenticidade as obras escolhidas do século XVII e XVIII.
No final do concerto António Ramos, director musical da ARS Antiqua e também professor na Escola Profissional de Artes da Beira Interior, estava satisfeito com a adesão do público e com as condições em que actuaram.
A ARS Antiqua tenciona trabalhar em vários projectos para apresentação em concerto. Para Fevereiro estão marcadas as primeiras actuações da Orquestra, contando com a participação do director da Orquestra de Salamanca. "Salamanca vai ser em 2002 a Capital Europeia da Cultura portanto há que apostar no futuro", afirma António Ramos.
A Orquestra vai brevemente avançar com um trabalho sobre uma Ópera do período barroco, para apresentar na Covilhã. Nesta iniciativa poderão vir a participar outros agentes culturais da cidade, possivelmente com o GICC-Teatro das Beiras na encenação.
Maria do Rosário Rocha, vereadora com o pelouro da cultura, louvou a iniciativa. "É uma mais valia para a Covilhã, mas é também sinal de que a cidade está a criar condições para estas actividades e que o público as sabe receber", afirma.
Seguem-se agora dois concertos de apresentação da Orquestra em Coimbra e Lisboa, dentro do mesmo programa apresentado na Covilhã.

Clique aqui para regressar à primeira página