ADE em festa
Um quarto de século a formar homens

A Associação Desportiva da Estação deu início, no sábado, 6, às comemorações do seu 25º aniversário. Responsáveis políticos e desportivos do distrito juntaram-se para cantar os parabéns a uma instituição que, consideram, "não é só uma escola de futebol, mas um centro de participação cívica".

 Por Alexandre S. Silva
NC/Urbi et Orbi

Em sessão solene, a ADE relembrou
os últimos 25 anos, os objectivos conquistados e a falte de apoio deo Governo

"O barco enfrentou verdadeiras marés vivas, mas conseguiu chegar, ao fim deste tempo todo, a bom porto". Foi com estas palavras que Carlos Pinto, presidente da Câmara da Covilhã, iniciou o seu discurso na sessão solene que marca o início das comemorações das bodas de prata da Associação Desportiva da Estação (ADE).
Para além do autarca e dos presidentes dos órgãos sociais do clube, estiveram presentes na mesa da Assembleia Joaquim Matias, responsável pela Comissão Executiva das Comemorações, Mário Minhós, presidente da Associação de Futebol de Castelo Branco (AFCB) e Mário Pissarra, delegado distrital do Instituto Nacional do Desporto (IND). Uma Assembleia Geral em que se falou das alegrias, dos objectivos alcançados e das adversidades ultrapassadas. "O grupo de jovens que, em 6 de Março de 1976, fundou a ADE no sótão de uma casa do Bairro da Estação, nunca terá pensado que o clube chegasse onde chegou em tão pouco tempo", sublinha Diamantino Costa, presidente da Assembleia Geral.
A cerimónia teve início pelas 16 horas de sábado, 6, na sede da associação. Os últimos elementos de quatro grupos de estafetas oriundos de várias localidades do concelho chegaram ao largo da Estação de facho olímpico em punho e incendiaram a pira. Seguiu-se uma largada simbólica de pombos, fogo de artifício e o hastear das bandeiras nos mastros da sede, ao som do Hino Nacional tocado pela Filarmónica Carvalhense. Estava dado o "pontapé de saída" nas comemorações dos 25 anos daquele que é, assumem os responsáveis, "o segundo maior clube do concelho".

Calendário festivo até final do ano

O programa das festividades é arrojado. Vai estender-se ao longo do ano com actividades desportivas e culturais todos os meses. "O trabalho de organização do calendário demorou algum tempo a realizar, mas o resultado é compensador", refere Joaquim Matias.
O responsável pela agenda e realização dos eventos adianta que algumas das actividades previstas estão ainda em fase de negociação, mas, em princípio, "todas são realizáveis". De qualquer modo o calendário não está fechado. A exemplo, a ADE está a tentar junto da Federação Portuguesa de Futebol, trazer à Covilhã um jogo de selecções internacionais Sub- 20, ainda em Janeiro. Para além da inauguração do Complexo Desportivo da Colectividade, agendada para Outubro, Matias destaca no calendário comemorativo o colóquio sobre formação no futebol. Uma conferência que tem as presenças confirmadas de Gilberto Madaíl, António Oliveira e Jorge Coroado. Outro dos eventos de maior importância apontados é a Missa Campal a realizar no dia 10 de Junho no recinto do Complexo Desportivo. Uma cerimónia para a qual a colectividade convidou D. António dos Santos, bispo da Guarda e D. José Garcia, ex-bispo de Porto Amélia, natural da Aldeia do Souto.

Empenho dos sócios produz êxitos

Para além de marcar o início das comemorações das bodas de prata do clube, a Assembleia Geral serviu principalmente para recordar, pela boca dos responsáveis, os últimos 25 anos da ADE.
Em apenas um quarto de século, o grémio da Estação passou de um clube de bairro a uma referência do associativismo regional. Uma considerável fatia dos quase 400 jovens que integram as fileiras do clube nas mais diversas modalidades e escalões vêm, não só do concelho da Covilhã, mas de toda uma área que vai da Guarda ao Fundão e Penamacor. Actualmente com nove equipas de futebol, das "escolinhas" aos Seniores, a ADE tem sido um fornecedor assíduo das selecções da AFCB. Este ano o grupo decidiu alargar o leque de actividades desportivas com a introdução do andebol e obteve já seu o primeiro título. Os Infantis ganharam o Campeonato Distrital, após quatro vitórias consecutivas sobre a Desportiva Albicastrense.
Para que esta estrutura funcione e se mantenha, adianta Vítor Rebordão, presidente da colectividade, "é necessário muito empenho por parte dos responsáveis". Por isso, reforça, "o bom funcionamento do clube e o segredo do seu sucesso, não está apenas na gestão da direcção, mas no trabalho empenhado não só dos jogadores e técnicos, mas também dos roupeiros, condutores e sócios. Pessoas que, todos os domingos, se predispõe a transportar um ou outro miúdo para que não falte ao jogo da sua equipa". E conclui: "É este espírito de família que permitiu ao clube, em apenas 25 anos, alcançar o prestígio de que hoje desfruta".

Clique aqui para regressar à primeira página