Em reunião do CAS
Taxa sobre electrodomésticos não avança

O Conselho de Acção Social da UBI esteve reunido na sexta-feira, 12, para debater o orçamento para 2001 e a polémica taxa sobre os electrodomésticos particulares. Por unanimidade, o Concelho de Acção Social (CAS) decidiu não avançar com esta proposta.

 Por Raquel Fragata

SASUBI vão estudar a necessidade de dotar as residências de mais eletrodomésticos

A taxa de electricidade a aplicar sobre os electrodomésticos particulares nas residências dos Serviços de Acção Social não vai ser aplicada. Em reunião, o Concelho de Acção Social (cAS), em que estão representados a Reitoria, os Serviços de Acção Social da UBI (SASUBI), a Associação Académica e um aluno bolseiro, decidiu, por unanimidade, não aprovar este projecto. Em causa estava a aplicação de uma taxa sobre os electrodomésticos que alunos residentes utilizam nas instalações dos SASUBI mas que, constatada a carência de frigoríficos, televisões e computadores nas residências universitárias para uso dos estudantes, não vai em frente. Para além disso, os SASUBI e a Comissão de Residentes vão fazer um levantamento sobre essas necessidades de forma a que sejam instalados novos aparelhos, garantiu Eduardo Ribeiro, aluno bolseiro presente no CAS.
Outro ponto avaliado na reunião foi o orçamento de que dispôem os SASUBI para 2001. "O Ministério da Educação, através do Fundo de Apoio ao Estudante, vai aumentar em cerca de 20 mil contos a verba para bolsas, num total de 363 mil 540 contos", garantiu o aluno. No entanto, a quantia disponível para as outras despesas dos serviços diminui oito mil contos, situando-se nos 193 mil e 151 contos.

Bares com novos horários

Na mesma reunião, foram propostas alterações ao horário de funcionamento dos serviços de bar e snack prestados pelos Serviços de Acção Social. Assim, e em resposta à necessidade dos alunos de Ciências do Desporto, cujas aulas funcionam em Santo António, o bar irá passar a funcionar brevemente das 9 às 24 horas, servindo pequenos snacks até essa hora. Por sua vez, o bar do Pólo I vai alargar o período de funcionamento, passando a encerrar às seis da tarde.
Até ao fecho desta edição foi impossível obter declarações junto do Reitor, Manuel Santos Silva, assim como do administrador dos SASUBI, Silva Raposo.

Clique aqui para regressar à primeira página