www.labcom.ubi.pt/jac
Portal Labcom liga a novo site sobre jornalismo

Desde ontem, segunda feira, 15, está disponível em www.labcom.ubi.pt/jac informação sobre Jornalismo Assistido por Computador (JAC). Mais um site do projecto Akademia.

A UBI tem desde segunda feira um novo site dedicado aos meios de comunicação social. A partir de agora, e integrado no portal Labcom - Laboratório de Comunicação de Conteúdos On-line, fica disponível informação sobre Jornalismo Assistido por Computador (JAC). Esta designação surgiu da versão inglesa CAR que significa Computer-Assisted Reporting. O objectivo deste projecto é mostrar o computador não como uma simples máquina de escrever, mas como instrumento de trabalho multifacetado que poderá ser de grande ajuda no jornalismo de investigação. A noção de internet como meio de acesso a vários tipos de informação armazenada em bases de dados e provenientes de todo o mundo é de facto aliciante. Este site liga a outros relacionados com esta temática, bibliografia específica e artigos sobre JAC. Futuramente terá também disponível um glossário, ainda em construção, com termos que ajudarão à compreensão deste conceito.
A equipa envolvida na criação da nova página é a mesma que constitui o projecto Akademia, coordenada por António Fidalgo, envolve vários docentes da UBI das áreas de Comunicação e Informática.
Os textos dipsoníveis para consulta estão em versão inglesa, facto que se deve ao carácter embrião desta temática. O assunto é ainda pouco estudado em Portugal, o que faz de JAC uma iniciativa pioneira.

Clique aqui para regressar à primeira página