Douglas Coupland
 

          

  Miss Wyoming

Douglas Coupland, voluntária ou involuntariamente, é o arauto da geração imediatamente anterior à actual. Seja na forma, pelo rompimento com estruturas de escrita anteriores, seja no conteúdo, onde os temas gravitam não só à volta dos anseios e problemas de uma geração desiludida, mas sobretudo no modo com isso molda a vida de cada uma das personagens, que é como quem diz, de cada um dos leitores que se revê nas estórias que o autor cria.
Este 'Miss Wyoming', a sua mais recente obra traduzida em português, demonstra de novo a dicotomia desencanto com a vida / vontade de a melhorar, mostrando na forma e conteúdo, uma nova etapa na escrita de Coupland. Optando agora pela forma mais tradicional do romance, este canadiano demonstra que, se por um lado não é possível reinventar a roda, é possível, isso sim, insuflar ar novo em estruturas antigas.
Tal como as suas restantes obras, 'Miss Wyoming' fala de personagens que nos tocam o coração, como se de amigos de longa data se tratasse. A estória resulta, assim, num retrato relativamente fiel da tal geração a que me referia - e quem se revê, gosta do que lê.

por pedro homero

Clique aqui para regressar à primeira página