Mushing
Alana's Team mais rápida na Estrela

José Mortágua vence a categoria principal da segunda etapa do III Open de mushing. Uma modalidade a crescer no País e com condições únicas na Serra da Estrela

 Por Alexandre S. Silva
NC/Urbi et Orbi

Como um dos poucos locias com neve do País, a Serra da Estrela tem condições ideais para a prática do mushing

Ainda pouco desenvolvido em Portugal, o Mushing (para os leigos: trenós puxados por cães) está a ganhar cada vez mais adeptos no País. Devido aos escassos locais e à curta duração da neve no território, algumas provas são disputadas com triciclos. Uma medida desnecessária no último domingo, 14. O III Open do Mushing Clube Portugal subiu à Serra da Estrela numa manhã perfeita para a prática da modalidade. Inicialmente prevista para as 10 horas, a prova acabou por começar apenas às 12 devido a problemas com as inscrições na Federação Portuguesa de Esqui.
O open vai já na segunda etapa do calendário e contou com a participação de 14 equipas distribuídas por quatro escalões: C6, C4, Juniores e Ski-jöring. José Mortágua, da Alana's Team, foi o vencedor da primeira categoria, seguido de Paulo Gama, da Mitsubishi - Petime, e Domingos Santiago, da Val Vouga, nos segundo e terceiro posto, respectivamente. Pedro Tavares venceu a categoria C4, mesmo depois de uma queda no início da qual resultou um ombro deslocado. Miguel Ramos e Daniel Xavier classificaram-se nas seguintes posições. Em Juniores a vitória sorriu ao vice-campeão mundial da categoria em 1999, Manuel Tavares, que percorreu um quilómetro em apenas dois minutos e meio, e Marco Taylor foi o mais rápido na classe ski-jöring.
A prova contou com a presença de um elevado número de espectadores que, mesmo em dia de eleições, resolveu aproveitar o bom tempo para passear ou praticar ski. O percurso, de quase quatro quilómetros, contou com subidas difíceis o que obrigou os mushers a saír dos trenós para poupar os cães. Ainda assim, algumas equipas cortaram a meta em tempo recorde.

Clique aqui para regressar à primeira página