"Em directo com a Câmara"
Penedos Altos alerta para degradação da qualidade de vida

A maioria das queixas dos habitantes dos Penedos Altos diz respeito à degradação das artérias do Bairro. Estradas esburacadas, falta de esgotos e iluminação escassa são os principais problemas. A Câmara prometeu resoluções.

 Por Sérgio Felizardo
NC/Urbi et Orbi

Os habitantes dos Penedos Altos não se acanharam e colocaram inúmeros problemas ao executivo camarário

O estado "de extrema degradação" da Rua da Calva, a escassez de iluminação pública e as dificuldades de circulação automóvel e pedestre foram alguns dos temas em destaque na reunião que colocou frente a frente o executivo camarário e os habitantes do Bairro dos Penedos Altos.
Mais de uma centena de cidadãos concentraram-se na sexta-feira, 19, na renovada sala de convívio do Académico dos Penedos Altos. Aí desfiaram, perante o presidente da autarquia, Carlos Pinto, e os vereadores, Maria do Rosário Pinto da Rocha, Joaquim Matias e João Esgalhado, um rol de queixas e necessidades que consideram essenciais para a melhoria das suas condições de vida. A Rua da Calva, com a falta de esgotos, escoamento de águas, asfaltamento e luz, foi um dos casos mais referidos e que causa maior indignação junto dos munícipes. "Uma autêntica vergonha", asseguram. Carlos Pinto prometeu resolver a questão "assim que o tempo o permita e logo que esteja finalizada a obra de implantação da rede de água de um prédio próximo, que está a agravar o problema".
No que diz respeito à falta de iluminação pública, o autarca refere que a edilidade está a proceder a um levantamento das falhas em toda a cidade. Até ao momento, adianta, só em cinco bairros é necessário substituir 270 luminárias. Mas, para além, das lâmpadas fundidas, nos Penedos Altos há perigos que saltam à vista. "Ligações entre postes com fios totalmente à mostra e à mercê de qualquer criança mais curiosa são o pão nosso de cada dia", refere ao NC um dos moradores que preferiu o anonimato.

Intervenção urgente no Jardim de Infância

Perigo à espreita, também, na área do Jardim de Infância. O terreno envolvente, alertam os pais das crianças, "está repleto de lixos de obras, o acesso ao edifício é complicado pois só se faz por uma única escadaria, não há água quente, o aquecimento é ineficaz e as janelas não têm estores. Pinto garantiu, para este caso, a máxima urgência e atenção dos funcionários da autarquia que, de imediato, receberam ordens "para dar solução ao problema dos mais novos".
A mesma celeridade pediram os munícipes, depois, para as obras na Rua da Indústria, cujo corte temporário dificulta o acesso ao Bairro, na colocação de uma caixa de multibanco e no arranjo do deteriorado Jardim dos Melos. Carlos Pinto reafirma que nada vai ser esquecido, que muitos dos pedidos estão mesmo em vias de se concretizarem e acrescenta: "O Polis vai, igualmente, beneficiar este Bairro, através das pontes aéreas que estão projectadas para ligar o Jardim aos Penedos. É uma aproximação ao centro da cidade, completada com os passeios pedestres que vão ser construídos desde o Largo de São João".
No final de quase três horas de reunião e de confrontação com inúmeras questões, o presidente, em tom de brincadeira, desabafa: "Tantos problemas já mereciam uma freguesia própria".

  

Autarquia cede terreno
Associação de solidariedade para criar Centro de Dia

No Bairro dos Penedos Altos vai nascer um Centro de Dia.
A ideia é antiga, mas ganha agora novo alento, depois de, na reunião de sexta-feira, 19, com os munícipes, Carlos Pinto ter lançado o desafio: "A autarquia disponibiliza o terreno e apoia todo o projecto desde que apresentado por uma associação de solidariedade constituída por pessoas do Bairro". Um momento muito aplaudido e que o presidente do Académico dos penedos Altos em conjunto com outras pessoas decidiram, de imediato, tomar em mãos. No 25 de Abril, o presidente quer assinar o protocolo de cedência do terreno.
Decidida ficou, da mesma forma, a intervenção no jardim que envolve a Igreja de São José. A Comissão da Fábrica da Igreja pediu explicações sobre o facto de os arranjos, que incluíam a construção de uma zona mortuária, terem sido aprovados, mas nunca executados. Pinto marcou uma reunião com a Comissão para dar seguimento aos trabalhos e explicou as causas do atraso: "A empresa que iria proceder à intervenção pediu valores exorbitantes e isso arrastou o processo".

 

Ruas sem nome "baralham" correio

Nas primeiras semanas de Fevereiro a autarquia vai aprovar vários nomes para ruas do Bairro dos Penedos Altos.
É a resposta a uma das questões levantadas por munícipes durante a acção "Em directo com a Câmara". Segundo o vereador Joaquim Matias, a Comissão de Toponímia está a analisar o processo que, "muito em breve, estará concluído". Uma questão urgente, dado que a falta de nomes em diversas artérias provoca complicações a nível da distribuição de correspondência.
Em declarações ao NC, o presidente da Junta de Freguesia da Conceição, Carlos Martins, revela que o problema foi, por várias vezes, apresentado à edilidade: "Logo no inicio do mandato deste executivo, apresentámos uma proposta com vários nomes para ruas. Algumas até com placas já preparadas e com a devida aprovação da Assembleia de Freguesia". A ideia, no entanto, não chegou ao terreno porque, garante Carlos Martins, "o vereador Matias enviou um comunicado em que ameaçava tirar todas as placas que fossem colocadas".

 

Clique aqui para regressar à primeira página