Em São Martinho
Peões e automobilistas descontentes com trânsito

Os moradores da freguesia de São Martinho reuniram-se, na sexta feira, 26, com a Câmara Municipal da Covilhã para fazerem as suas reclamações e exigências ao executivo.

 Por Raquel Fragata

Sem passeios e sem estacionamento, a Rua Conselheiro António Pedroso dos Santos é uma das mais difíceis artérias para circular em hora de ponta

A iniciativa "Em directo com a Câmara" valeu a Carlos Pinto e restantes vereadores uma lista de 'trabalhos de casa' que prometeram não descurar.
O trânsito, o problema de estacionamento e a insegurança dos peões por falta de passeios são os principais motivos de preocupação da população daquela freguesia, especialmente dos moradores e comerciantes da Rua Conselheiro António Pedroso dos Santos. Esta artéria é, desde o início das obras do Silo-Auto na Praça do Município, uma das principais escoadoras do trânsito da zona centro da cidade. Para esta rua conflui agora todo o trânsito descendente entre o Mercado Municipal e as traseiras da Universidade da Beira Interior. Por este motivo a autarquia procedeu na semana passada à colocação de floreiras cimentadas que vêm impossibilitar o estacionamento de automóveis nas zonas mais estreitas. Esta atitude foi contestada por alguns moradores e comerciantes que se sentem prejudicados pela falta de espaço onde parar os carros.

População quer obras na freguesia

A reunião, que decorreu nas instalações do Pavilhão Desportivo do Grupo Cultural e Recreativo do Oriental de São Martinho, foi pontuada por vários pedidos da população à autarquia. Mais frequentes são a necessidade de obras nas zonas mais antigas da freguesia e as infiltrações nas casas.
No Bairro da Alegria, zona especialmente carenciada da cidade, a Câmara vai estudar a possibilidade de criar habitação social para 50 famílias.
A antiga Fábrica Cristiano Cabral Nunes, frente à Cantina da Boavista, está transformada num depositário de lixo a céu aberto. O descontentamento dos vizinhos vai ser resolvido e o imóvel vai ser emparedado. A visita ao local pelo departamento de engenharia da autarquia ficou imediatamente agendada para ontem.
Carlos Pinto prometeu resolver alguns problemas através do Programa PERID, Programa para a Recuperação de Imóveis Degradados.

Clique aqui para regressar à primeira página