"La Toilette des Étoiles"
Belle Chase Hotel

por sérgio felizardo
A casa de banho das estrelas, pelos vistos, fica lá para os lados de Coimbra. Como qualquer toilette pública que se preze tem um guardião e clientes habituais. Neste caso, guardião e clientela são uma única entidade, auto-denominada Belle Chase Hotel.
O bando de músicos endiabrados, liderados pelo corrosivo J. P. Simões, deu a volta à estranha mediatização de alguns temas do seu primeiro disco ("Fossa Nova") e apresenta neste segundo álbum todos os argumentos que fazem deles um caso único na constelação nacional. Mais de duas mãos cheias de grandes canções, dominadas pelas narrativas tão delirantes como trágico-cómicas (ou só trágicas, ou só cómicas) de J. P. e fundidas numa sonoridade que bebe no cabaret, como nos blues ou nas paisagens mais negras do jazz fumarento.
Produzido pelo americano Joe Gore (responsável por discos de Tom Waits, por exemplo) "La Toilette des Étoiles" é um álbum maduro, cinzento, mas, ao mesmo tempo, de uma luminosidade e honestidade raras em artistas portugueses.

clique aqui para regressar à Primeira Página