<Ars Antiqua apresentou-se ao público covilhanense>

A antiqua forma de propor arte (musical)

Gostaria de partilhar com todos os leitores o raciocínio que surgiu da leitura de um título do Urbi et Orbi: "Ars Antiqua apresentou-se à Covilhã". Qual foi logo o meu pensamento? Um grupo de música coral, de Lisboa ou do estrangeiro, que executa música de compositores como Léonin e Pérotin (séculos XII/XIII), desloca-se ao interior para nos oferecer um concerto interessante e novo na região. Foi grande o meu espanto ao verificar que músicos da Covilhã propunham um concerto instrumental nada a condizer com a Ars Antiqua, nome dado à música de cinco séculos antes da que eles iriam apresentar na Biblioteca Municipal da Covilhã.
Mais uma vez fiquei triste, não só por me lembrar que na região, a maioria do público que ainda vai indo a "concertos com violinos e assim" é atraída por títulos e sonoridades agradavelmente pomposos e simples, mas principalmente por verificar que instrumentistas, auto-intitulados especialistas de uma determinada época musical, dão ao seu grupo um nome nada a condizer com a música que tocam.
Pergunto às pessoas, que durante o concerto encheram a sala e ante-sala, se terão ido verificar se músicos que não parecem dar muita importância a livros de história da música e nunca - suponho - terão ouvido um CD gravado no século XVII conseguiriam realizar a proeza de imitar o estilo musical dos períodos barroco e início do clássico...

Hélder Gonçalves
(prof. de História da Música e de Análise e Técnicas de Composição)



De Londres para a UBI

Olá sou uma das alunas que está em Erasmus e estou aqui em Londres, onde
as nossas aulas já tiveram início, podemos desde já dizer que aqui o
sistema de ensino é bastante diferente, havendo um maior relacionamento
entre a parte teórica e a parte prática.
Quero também desejar aos nossos colegas ubianos, mas principalmente aos
alunos de C.C., boa sorte para os exames e um bom início de semestre.

Beijinhos para todos
Andreia Tavares ( C.C.)

Clique aqui para regressar à primeira página