Carlos Pinto bla bla bla


Ficha do Jogo

Campo de Jogos Trigueiros de Aragão (Alcains)
(28-01-2001)

Árbitro
:
Nuno Mendes (Algarve)
Auxiliares: Nuno Filipe e José Lamy

Alcains - 2
João Miguel; Graça, Gonçalo, Cláudio e Sérginho (Bruno Matos, 66 m); Betinho, Marcelo e Filipe Correia; Adimilson, Hideraldo e Hélio.
Treinador:
Joaquim Peres

Sp. Covilhã - 2
Celso; Marco Cadete, João Carlos (Saúl, 45 m), Piguita e João Miguel; Capelas (Milton, 63 m), Filipe Avelar, Piteira e Túbia (Hélder Gomes, 73 m); Hermes e Trindade.
Treinador: Henrique Nunes

Ao Intervalo: 1-0

Marcadores: Adimilson (26 m), Hermes (55 m), Élio (72 m, g.p.) e Filipe Avelar (87 m)

Disciplina: cartão amarelo a Filipe Avelar (13 m), Sérginho (23 m), Piteira (25 e 49 m), Piguita (27 m), Gonçalo, (67 e 88 m), Celso (71 m) e Cláudio (84 m). Cartão vermelho a Piteira (49 m) e Gonçalo (88 m).


II Divisão B - Covilhã empata em derby distrital
Alcains trava marcha dos leões


Alcains e Covilhã dividiram pontos no Trigueiros de Aragão. Os canarinhos não perdem em casa há oito jogos e estiveram mais perto da vitória. Filipe Avelar volta a salvar a equipa de Henrique Nunes

 Por Alexandre S. Silva
NC/Urbi et Orbi

A chuva parou e o vento abrandou sobre o Trigueiros de Aragão para o clássico distrital da II B. As duas equipas do distrito melhor classificadas em campeonatos nacionais encontram-se para um jogo aguardado com expectativa. De um lado o Desportivo de Alcains, que desde a primeira jornada do escalão não perde em casa e do outro o Sporting da Covilhã, na segunda posição da tabela.
Os leões estavam avisados da qualidade do futebol alcainense mas, mesmo assim, não conseguem evitar o controlo de jogo por parte da equipa da casa. Durante toda a primeira parte são os pupilos de Joaquim Peres que dominam. Filipe Correia é um autêntico quebra-cabeças no meio-campo e, no ataque, Adimilson e Hideraldo causam constantes calafrios ao reduto defensivo covilhanense.
Aos 26 minutos, depois de dois avisos, a turma de Alcains chega à vantagem. Filipe Correia, com um trabalho notável pelo flanco esquerdo, centra para o segundo poste onde aparece Adimilson a facturar perante o desacerto dos centrais serranos. Os covilhanenses ainda podiam ter empatado a partida antes do intervalo, mas Piteira falha a emenda a um canto apontado por Capelas.

Segunda parte com três golos

A etapa complementar começa logo com dois reveses para o Covilhã. João Carlos é substituído por lesão e Piteira é expulso. O covilhanense cai na área contrária e Nuno Mendes, árbitro algarvio, entende a jogada como simulação de uma falta. O serrano vê o segundo amarelo e o Covilhã passa a jogar em inferioridade numérica. Curiosamente, foi a partir desta altura que os visitantes assentaram o jogo e começaram a justificar a segunda posição no campeonato. Aos 55 minutos, Túbia arranca pelo lado esquerdo do ataque, deixa dois adversários pelo caminho e remata para uma defesa incompleta de João Miguel. A bola sobra para Hermes que, mesmo em ângulo difícil, não perdoa. Iguala o marcador e estabelece dois novos recordes na equipa: melhor marcador do plantel até ao momento (6 golos) e quatro jogos seguidos a facturar.
O conjunto de Alcains não adormece e, aproveitando-se da superioridade numérica, volta a pressionar os visitantes. Uma pressão que dá frutos aos 72 minutos. Hideraldo aproveita uma desatenção dos centrais, isola-se na área e é derrubado por Celso. Grande penalidade que Hélio, capitão dos canarinhos, não desperdiça e volta a desequilibrar o marcador. A vantagem seria desfeita, no entanto, ao caír do pano. Filipe Avelar volta a salvar o Covilhã com um golo de livre directo, sem hipóteses de defesa para o guarda-redes do Alcains.

Empate justo

No final da partida Joaquim Peres mostrava-se desapontado com o resultado. "Estivemos sempre em vantagem e mostrámos melhor futebol que o adversário. Podíamos ter matado o jogo por diversas ocasiões, não o conseguimos e acabámos por ser penalizados por isso", comenta. De qualquer modo, acrescenta, "quem pensa que jogar contra 10 é mais simples desengane-se. O Covilhã, a partir da expulsão de Piteira, tornou-se mais agressivo, trabalhou muito e acaba por merecer o ponto que leva daqui". Uma opinião partilhada por Henrique Nunes, técnico dos serranos. O treinador elogia a qualidade do plantel do Alcains e a reacção dos seus jogadores na segunda parte. "É um resultado aceitável uma vez que jogámos 40 minutos com menos um jogador e alguns elementos do onze estão a trabalhar condicionados".
A equipa de arbitragem, liderada por Nuno Mendes, cometeu poucos erros. O penalti sobre Hideraldo não deixa dúvidas e a falta que origina o segundo golo dos visitantes também não. De lamentar, apenas, a amostragem do segundo amarelo e consequente expulsão quer de Piteira, quer de Gonçalo. Uma medida exagerada que acabou por prejudicar ambas as equipas. Entretanto, os dois conjuntos beirões preparam já a última jornada da primeira volta da competição. Os covilhanenses recebem o onze do Caldas, na 15ª posição, enquanto os alcainenses vão a Pombal tentar a primeira vitória fora de casa.

 

Clique aqui para regressar à primeira página