Fundão
Circuito de Manutenção na Gardunha pronto no Verão

O equipamento vai aparecer junto ao Parque de Campismo do Fundão. Autarquia, IND, Fundatur e Caminheiros da Gardunha são os promotores.

 NC/Urbi et Orbi

A Funadatur vai ceder os terrenos para o Circuito de manutenção

Ao que tudo indica, a população do Fundão vai contar, no próximo Verão, com um Circuito de Manutenção (CM) junto ao Parque de Campismo. A garantia foi dada na quarta-feira, 31 de Janeiro, durante a visita que os responsáveis pelas instituições envolvidas no processo fizeram ao local. A Direcção Distrital de Castelo Branco do Instituto Nacional do Desporto dará o apoio logístico e técnico, a autarquia constrói o balneário e assegura a implementação do CM, à Fundatur cabe a cedência dos terrenos e a elaboração do projecto.
Mário Pissarra do IND - Castelo Branco, João Paulo Belchior, vereador da Câmara do Fundão, Álvaro Vaz, da Fundatur, e José Filipe, presidente da Direcção dos Caminheiros da Gardunha, no final do encontro, concordaram que o local reunia as condições óptimas para o fim desejado. Para Mário Pissarra, "integrar o circuito no meio da natureza da Gardunha torna-o muito mais aliciante e motivador para quem o utiliza". "Muitas vezes é necessário uma grande força de vontade para treinar nestes parques. Se a localização for aprazível as pessoas utilizam-no mais vezes", realça. José Filipe está de acordo com as vantagens e acrescenta "a possibilidade que o local oferece de construir outras alternâncias como, por exemplo, um parque de merendas".

Sonho antigo que se concretiza

Depois da concertação, o passo seguinte é o protocolo a estabelecer entre Câmara e Fundatur. O organismo, que também é proprietário do Parque de Campismo, tem agendada uma Assembleia Geral de Accionistas dia 17, sábado, onde o assunto vai ser discutido. O presidente do conselho de administração, Álvaro Vaz acredita que não vão ser colocados entraves à continuação do processo: "A criação do CM não compromete o espaço, antes o dignifica, e é a concretização de um sonho". "A Fundatur sempre quis associar à sua actividade este equipamento, que servisse a população e o Parque de Campismo", lembra.
Uma velha aspiração que se concretiza, também, com a ajuda dos Caminheiros da Gardunha. José Filipe foi um dos grandes impulsionadores da reunião e mostra-se disponível para continuar a ajudar, "seja na limpeza do local ou para fazer outro tipo de trabalho". As arestas foram limadas e o líder dos Caminheiros confia nas palavras de Belchior que assegura: "O Fundão vai ter o Circuito".
O IND fornece as placas com as informações relativas aos exercícios a executar em cada parcela do CM. Um equipamento que é abrangido pelas competências do Instituto, providenciar locais de desporto para as populações. "É fundamental que as pessoas adquiram o hábito de praticar desporto, para prevenir doenças, neste caso cardiovasculares e relacionadas com a obesidade", explica. Um aspecto é realçado pelo ritmo de vida dos dias de hoje: "Nas sociedades modernas, as pessoas vivem em caixas, passam horas e horas sentados e sujeitos ao stress. Este local é o melhor para fazer a catarse e recuperar forças".

Clique aqui para regressar à primeira página