Encontros Regionais Internet na Escola
8600 escolas do 1º Ciclo "ligadas" até final de 2001

Criado em 96 com o objectivo de fomentar o uso do computador como utensílio de trabalho nas escolas, o Programa Internet na Escola lança-se agora na tarefa de alargar o projecto ao 1º Ciclo. Até ao final do ano o Ministério da Ciência e da Tecnologia vai equipar as oito mil e 600 escolas do País com computadores e internet.

 Por Raquel Fragata

Dezenas de professores da região estiveram pesentes nos Encontros Internet na Escola

Enquadrado na prioridade governamental de fomentar o uso das novas tecnologias, Iniciativa Nacional para a Sociedade da Informação, o Ministério da Ciência e da Tecnologia (MCT) criou em Outubro de 1996 o Programa Internet na Escola. Um dos objectivos, já alcançado, foi possibilitar em todas as escolas do segundo e terceiro ciclos o acesso à Internet.
No dia 8, quinta feira, a Unidade de Apoio à Rede Telemática Educativa, uARTE, organismo criado para acompanhar e integrar a Internet nos programas educativos das escolas, e a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) promoveram os Encontros Regionais Internet na Escola. A apresentação do projecto, realizada na UBI, serviu para fazer um balanço do trabalho realizado e lançar os objectivos de consolidação do uso.
Até ao final deste ano a FCCN prevê que as oito mil e 600 escolas do Ensino do 1 ciclo sejam integradas no projecto "Nós na Rede" com acesso à Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade. Para isso o MCT assinou um protocolo com a Associação Nacional de Municípios, estando já abertas as inscrições para as escolas interessadas. A FCCN coloca os computadores que serão custeados numa quarta parte pelos municípios. Este é o grande objectivo que o Ministério está a lançar e que já começou com a criação do site Miúdos. Um site especialmente dedicado aos mais novos onde se ensina o uso dos computadores e tem até um canal de IRC em contacto com as várias escolas.
Para José Vergílio Fragoso, colaborador da uARTE e professor do 1 ciclo, esta iniciativa vem "flexibilizar a dualidade existente entre ensino e aprendizagem", criando um "novo aluno mais autónomo, responsável e explorador", em como um "novo professor mais aprendente, que ajuda a aprender e organizar a informação".
Também para este ano está prevista a repetição da iniciativa "Parlamento e os jovens".

"Experimentar para aprender"

"Experimentar para aprender" foi a filosofia que levou os professores da Escola Básica 3 da Quinta das Palmeiras, na Covilhã, a agarrar o projecto do Ministério para a Ciência e Tecnologia (MCT). Este projecto chegou mesmo à exposição de Hannover'2000, na Alemanha, onde o trabalho desenvolvido foi integrado na página de apresentação de Portugal ao lado das outras realizadas pelas 180 escolas seleccionadas em todo o País. "Covilhã - Estrela Cidade Neve", em edição bilingue, apresenta a Serra da Estrela, o seu património, a fauna e a flora da região, divulga o turismo, o cão Serra da Estrela e o queijo, bem como as tradições e personalidades da região.
Desde o início que a EB 3 - Quinta das Palmeiras esteve envolvida no projecto Internet nas Escolas. Os professores começaram por adquirir formação na área da informática, desde os conhecimentos básicos de informática à construção de páginas na World Wide Web, formação essa que foi feita na UBI através de acções financiadas pelo Programa FOCO. Para Mário Rodrigues, professor de Geografia na Quinta das Palmeiras e dinamizador do Programa, esta ideia conseguiu grande receptividade pelo corpo docente daquele estabelecimento. "Normalmente surge alguma resistência a estas actividades, tanto entre os professores mais velhos como mais jovens, mas na nossa escola vive-se um espírito que ultrapassa esses problemas", explica. A página da EB 3 - Quinta das Palmeiras surgiu, em 97, como trabalho final da acção de formação, e tem vindo a ser dinamizada. acredita que este trabalho veio resolver o problema da falta de divulgação que era muito criticado. Esta iniciativa veio também vulgarizar o uso dos computadores entre professores e alunos com a criação de uma sala de informática com 16 computadores. O site da escola serve de veículo à divulgação das actividades desenvolvidas pela instituição assim como pesquisar a edição digital do "Jornal das Palmeiras".
Os alunos foram o elemento dinamizador que através das actividades da Área-Escola, actividades extracurriculares e em casa, acompanhados pelos professores, conceberam os conteúdos.

Clique aqui para regressar à primeira página