Segundo semestre para sensibilização
Pedagogia continua em debate

A direcção da Associação Académica da UBI realizou uma conferência de imprensa para divulgar as estratégias de política educativa e pedagógica que pretende adoptar no segundo semestre. Falou-se também da 'saudável' situação económica daquele órgão.

 Por Raquel Fragata

Jorge Jacinto não dá, para já,
garantias de uma recandidatura

Para o segundo semestre a AAUBI quer ver acrescidos os esforços no apoio pedagógico aos alunos, nomeadamente na avaliação pedagógica e do calendário escolar. O não cumprimento do definido pelo novo plano de actividades preocupa os responsáveis da AAUBI que prometem novas posturas para a discussão junto dos órgãos da instituição. "Queremos que alguns professores comecem a justificar o dinheiro que ganham", avisa Jorge Jacinto.
Nesse sentido no dia 22, quinta feira, a AAUBI vai organizar uma Assembleia Geral de Alunos (AGA) para debater estas questões e definir propostas para as campanhas de sensibilização da opinião pública que pretendem levar a cabo. Na primeira semana de Abril vai decorrer na instituição o Segundo Momento de Reflexão do Fórum Pedagogia. José Miguel Oliveira, da direcção da AAUBI, defende que este debate deve ser trabalho segundo moldes diferentes que propiciarão um discussão mais firme dos problemas existentes.

Fórum de Emprego e Saídas Profissionais

Entre 26 e 30 de Março a secção de Emprego e Saídas Profissionais vai levar a cabo a iniciativa que sucede às Jornadas de Emprego da Beira Interior. Sandra Miranda garante que neste Fórum do Emprego e Saídas Profissionais o Pólo I vai receber durante toda a semana uma feira de estágios onde estarão representadas 130 empresas, já confirmadas. "O dia 28 é o grande dia do colóquio/debate submetido ao tema "Universidade e o Mercado de Trabalho". Durante a semana decorrem várias conferências sobre a criação de empresas promovidas pelo Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento (IAPMEI) e a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), bem como a apresentação de outras empresas.", adianta. Está também prevista a realização de workshops com simulação de entrevistas e liderança para preparação para o ingresso no mercado de trabalho. "Queremos uma aposta das instituições nesta formação", afirma Jorge Jacinto. Esta é na opinião do presidente da Associação Académica uma aposta decisiva no estreitamento de relações entre Ensino Superior e o mercado de trabalho. Defende ainda que o Ministério da Educação deve apostar na criação de cursos de banda larga, investindo numa maior aproximação entre os conteúdos disciplinares e as exigências do mercado. "Vivemos na UBI esta situação com o Governo a perder uma aposta que fez na criação da licenciatura em Engenharia Têxtil quando temos 250 pedidos por mês para engenheiros têxteis e as necessidades da indústria nacional levam a que seja necessário, como agora, o recrutamento de seis mil engenheiros ao estrangeiro."

Passivo reduzido a cerca de mil contos

A mesma conferência serviu para a divulgação do balanço financeiro da associação relativo a 2000. Jorge Jacinto recordou que o Plano Ordenado de Contabilidade (POC), implementado no passado quando era membro da tesouraria, veio ajudar à regularização de vários problemas nas contas da AAUBI. O objectivo até ao final do mandato, em Maio/Junho, é saldar todas as dívidas antigas. "Em relação às dívidas anteriores, já pagamos 18 mil e 800 contos e prevemos que o restante passivo de mil e 400 contos seja saldado até ao final deste mandato".
Jorge Jacinto defende que este avanço só foi possível pela contenção dos custos, diminuindo o passivo mensal e através do encaminhando de verbas para o pagamento das dívidas. "Para isso também ajudaram os lucros conseguidos nas iniciativas da Recepção ao Caloiro que rendeu dois mil e 400 contos, assim como o Art'ubi que lucrou aos cofres da AAUBI 600 contos.
"Para esta situação também contribuíram grandemente a Câmara Municipal da Covilhã, com os apoios às nossas iniciativas, bem como o comércio e indústria da região", sublinha.
Jorge Jacinto sublinhou mais uma vez a vontade de deixar um saldo positivo nas contas da associação para as futuras direcções. Quanto a uma possível recandidatura, em Maio, não garante nem desmente essa possibilidade.

Clique aqui para regressar à primeira página