AAUBI promove I Troféu Universitário de Desportos de Inverno
Radicais na neve

Os amantes de Esqui Alpino e Snowboard tiveram na quinta-feira a possibilidade de participar no I Troféu Universitário de Desportos de Inverno. Uma iniciativa da AAUBI para estudantes de todo o País, que aderiram atraídos pela abundante neve da Estrela. A "jogar em casa", os ubianos conquistaram o pódium no Esqui Alpino

 Por Catarina Moura

Em primeiro lugar na prova de snowboard ficou José Borges, da Universidade Lusíada

Foram 50 os desportistas que, na última quinta-feira, 15, se juntaram na Estância de Esqui da Serra da Estrela para participar no I Troféu Universitário de Desportos de Inverno. A iniciativa partiu da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) e destinou-se aos estudantes das várias academias do País. Dos 63 inscritos apareceram 50, repartidos pelas duas modalidades do Troféu. Na competição de Esqui Alpino, que decorreu durante a manhã, participaram 20 concorrentes, dos quais 18 eram do sexo masculino e apenas dois do sexo feminino. Esta disparidade manteve-se na competição de Snowboard, com 26 concorrentes do sexo masculino e 4 do sexo feminino.
A Secção Desportiva da AAUBI justifica os números com o facto de "esta ser uma época de exames para a maior parte dos estudantes do ensino superior". Ressalva, no entanto, que a iniciativa teve boa aceitação, o que se traduz na presença de 14 academias de vários pontos do País.

Ubianos brilham no Esqui Alpino

O início da prova de Esqui estava marcado para as 9h30 mas o nevoeiro intenso que a essa hora se apossou do cume da Estrela, aliado a alguma desorganização por parte da AAUBI, levou a um atraso de quase duas horas. Atraso que, no entanto, não impediu a prova de Snowboard de começar relativamente dentro do tempo. Os concorrentes de ambas as modalidades estavam animados e contribuiram para o bom ambiente geral, aproveitando atrasos e horas mortas para se divertir na neve.
Quanto a resultados, a UBI brilhou no Esqui Alpino, com Sérgio Figueiredo e Gonçalo Xavier a conquistar o segundo e terceiro lugares masculinos. Em primeiro ficou Filipe Amarelo, da Universidade de Aveiro. Das duas participantes femininas destacou-se Sónia Amarelo, do ISCS.
No Snowboard, o pódium foi conquistado por José Borges, da Universidade Lusíada, Miguel Neto, da Universidade do Algarve, e Bruno Andrade, da Universidade Nova de Lisboa. Teresa Bastos, do IADE, e Ana Lúcia, do INUAF, conquistaram por sua vez a primeira e segunda posições na competição feminina. Os prémios foram distribuídos à noite, na discoteca Ex-Libris, onde também se realizou uma passagem de modelos desportivos.
A AAUBI faz um balanço positivo da iniciativa. "Para o ano cá estamos de novo, à espera de todos quantos gostam de desportos de neve, para que o II Troféu Universitário de Desportos de Inverno seja ainda mais divertido, mas participado e com melhores resultados", promete a organização.

Clique aqui para regressar à primeira página