Qualidade dos cuidados de Saúde
Primeiro mestrado pela Faculdade de Medicina

António Rodrigues é o primeiro mestre pela Faculdade de Ciências da Saúde da UBI. Enfermeiro chefe do serviço de urgência do Hospital Cova da Beira, escolheu para o seu estudo a análise da qualidade do serviço no prisma do doente.

 Por Raquel Fragata

Com aprovação de Muito Bom, António Rodrigues é o primeiro mestre a graduar-se em Gestão das Unidades de Saúde pela UBI

Enfermeiro chefe do serviço de urgência do Hospital Cova da Beira (HCB), António João Rodrigues é o primeiro mestre em Gestão das Unidades de Saúde, graduado pela Universidade da Beira Interior. "A Qualidade dos Cuidados de Saúde: um estudo sobre a perspectiva dos doentes do Centro Hospitalar Cova da Beira" foi o tema sobre o qual António Rodrigues desenvolveu a sua análise. Pós-graduado em "Higiene, Segurança e Saúde", depois do grau de licenciado em Administração de Serviços de Enfermagem, escolheu estudar o grau de satisfação dos utentes do HCB porque entende ser esse o maior motivo de satisfação para qualquer profissional da área. "As novas metodologias dizem que o consumidor dos cuidados de saúde deve ser o centro de todas as atenções e de todas as modificações a efectuar nos serviços no sentido da melhoria contínua da qualidade. É uma área que suscita bastante interesse", sustenta.
No decorrer da sua investigação concluiu que os doentes ali internados consideram bom o atendimento proporcionado embora tenham levantado críticas a alguns serviços. António Rodrigues sente-se satisfeito por ter conseguido que alguns problemas fossem solucionados através dessa investigação. Depois de ter realizado os inquéritos aos doentes e perante indicadores de insatisfação, a administração do Hospital Cova da Beira procedeu à do cozinheiro da instituição, factor que levou à melhoria substancial da alimentação. Também as críticas ao atendimento na recepção obteve resposta através da contratação de pessoal especializado na área da comunicação. Outros elementos como o horário e o número de visitas aos pacientes, a escassez de estacionamento automóvel, o ruído e a falta de sinalizações dentro do Hospital registaram a maior diferença entre aquilo que o doente espera e o prestado.
Estes factos foram apreciados pelo júri, constituído por Mário Raposo, presidente do grupo na qualidade de vice-reitor e orientador do mestrado, por Luís Nunes Lourenço, professor associado da UBI, e Manuel Tavares Lopes de Andrade Saraiva, docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e arguente da prova. "Na área da Gestão temos sempre a preocupação que os temas a tratar em mestrado tenham interesse não só académico mas também para que a organização a que o mestrando pertence retire dividendos do esforço que é feito. Obviamente que o trabalho, como se pôde constatar aqui na defesa resultou numa recolha de dados que inclusivamente já foram utilizados pelos próprios serviços do HCB no sentido de aproveitar algumas recomendações feitas", argumentou Mário Raposo.

Imunologia Clínica em breve

O Senado já aprovou a criação do mestrado em Imunologia Clínica, o primeiro do País. A investigação nesta área deverá arrancar em breve, garante o Departamento de Ciências Médicas da UBI.
Outras áreas de estudo se deverão seguir, prevendo-se também a repetição em 2002 do curso de mestrado em Gestão de Unidades de Saúde. Mário Raposo acredita que o sucesso se repetirá. Esta será, na opinião dos responsáveis, uma forma de consolidação da imagem da UBI na investigação. "Para 20 vagas neste mestrado candidataram-se 80 pessoas", afirma. Todo o processo de selecção e lectivo foi rigoroso e exigente, tendo chegado à parte de dissertação apenas 10 alunos. "Acredito que se dentro de 2 anos reabrirmos este mestrado iremos ter muito sucesso e um grande número de candidatos", reitera o vice-reitor.
Ainda em fase de conclusão estão outros mestrados na mesma área incidindo sobre o marketing hospitalar, a qualidade e organização das unidades de Saúde, entre outros temas.

Clique aqui para regressar à primeira página