Susana Ramos, Jorge Pinheiro e Ana Cristina Pardal apresentam dissertações
Química ganha três mestres

A Universidade da Beira Interior ganhou três mestres em Química. Susana Ramos, Jorge Pinheiro e Ana Cristina Pardal apresentaram as suas dissertações. A primeira na quinta-feira, os restantes na sexta. Todos eles muito bem sucedidos.

 Por Catarina Moura

Investigações na área da Química estão em expansão

Eram 15 horas quando, na passada quinta-feira, 15 de Fevereiro, Susana Sofia Ramos entrou na Sala dos Conselhos, situada no pólo I da UBI, para discutir a sua dissertação de Mestrado em Química. Com ela estavam o arguente Paulo Santos, professor auxiliar da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, o vice-reitor Luís Carrilho, a presidir o júri em representação do Reitor, e ainda Paulo Almeida e Joaquim Costa da Silva, respectivamente professores associado e auxiliar da Universidade da Beira Interior. A dissertação, intitulada "Heptametinocianinas Rigidificadas como Potenciais Sensibilizadores para a Fototerapia Dinâmica", valeu a Susana Ramos a aprovação com a classificação de Muito Bom, deliberada por unanimidade.
O mesmo resultado viriam a obter Jorge Miguel Alves Pinheiro e Ana Cristina Dinis Vicente Pardal, que apresentaram as suas dissertações no dia seguinte, sexta-feira. Jorge Pinheiro começou de manhã, às 10 horas. A dissertação, intitulada "Preparação de Novos Anéis Heterocíclicos em Derivados Furanosídicos", foi discutida com a arguente Amélia Pilar Rauter, professora auxiliar da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. O restante júri era constituído por José Figueiredo e Maria Isabel Guerreiro Ismael, ambos professores auxiliares da UBI, e pelo vice-reitor Luís Carrilho.
Por sua vez, foi com "Cianinas como Ligandos para a Purificação de Proteínas por Cromatografia de Afinidade" que Ana Cristina Pardal obteve o seu Muito Bom. A discussão teve início por volta das 15 horas, também na Sala dos Conselhos, onde estiveram presentes a arguente Lucinda Vaz dos Reis, professora auxiliar da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, acompanhada por João António Queiroz e Paulo Almeida, professores associados da UBI.

Clique aqui para regressar à primeira página