Escola do Monte Serrano parada
Centro de Educação Ambiental da Quercus sem espaço

A Junta de Freguesia do Ferro e Câmara Municipal da Covilhã estão a negociar a utilização a dar ao espaço da Escola Básica do Monte Serrano, anexa daquela vila. O edifício está desactivado por falta de crianças, e a Junta de Freguesia pretende que ali seja instalado o Centro de Educação Ambiental (CEB).

 Por Raquel Fragata

O núcleo da Quercus da Cova da Beira completou no sábado, 17, seis anos de vida

O CEB é um projecto da Quercus da Cova da Beira que visa desenvolver actividades ligadas ao ambiente, como sejam a realização de oficinas de reciclagem e reutilização, com as crianças do concelho. Para tal, afirma Telma Madaleno, responsável da Quercus, é necessário um espaço com as características da Escola do Monte Serrano, com condições para "a visualização de filmes e práticas ligadas à sensibilização ambiental".
A Quercus assinou, no dia 17, data em que esta associação comemorou o seu sexto aniversário, um protocolo com a Junta de Freguesia, proprietária do edifício, para a cedência de um espaço na Casa do Povo. Mesmo com os dois gabinetes não é possível desenvolver as actividades previstas pela Quercus e, por isso, a Junta de Freguesia e a autarquia estão a desenvolver negociações com esse fim. Para Joaquim Matias, vereador com o pelouro das Freguesias, os procedimentos legais não foram respeitados e afirma que a decisão para a cedência das instalações ainda não passou pelo órgão responsável pela sua aprovação, a Câmara. "Exijo que haja respeito pela Câmara Municipal e pelos nove elementos que a compõem", clama. O processo entrou na autarquia a 10 de Janeiro através de um ofício pedindo a cedência das instalações.
O vereador deixa ainda transparecer algum aborrecimento com o facto de não ter sido convidado por aquela associação para as comemorações.
Entretanto a associação ambiental vai proceder à mudança de instalações para o novo espaço na Casa do Povo a partir de amanhã, quarta feira, 28. "O espaço está pronto para funcionamento", garante Jorge Madeira, presidente da Junta do Ferro.
E acredita que a utilização das Escola para CEA seria uma forma de revitalizar aquele edifício "que tem boas condições, como sejam o aquecimento central" e que pela falta de uso se está a deteriorar, apresentando mesmo sinais de infiltrações. "Seria também uma forma de usar o espaço para o propósito com que foi criado, para as crianças", reforça.

Clique aqui para regressar à primeira página