A um passo da cátedra
Paulo Oliveira, primeiro agregado de Electromecânica

Primeiro professor agregado do Departamento de Electromecânica e o sexto da Universidade da Beira Interior, Paulo Jorge Oliveira está a um passo da cátedra. As provas decorreram na última terça-feira, na Sala dos Actos da Reitoria.

 Por Catarina Moura

A Sala do Actos recebeu mais uma prova de agregação

A lição que Paulo Jorge dos Santos Pimentel de Oliveira apresentou na passada terça-feira foi completamente diferente das que costuma dar aos alunos de Engenharia Electromecânica da Universidade da Beira Interior (UBI). Diferente sobretudo porque nesta aula, marcada para as 14h30 na Sala dos Actos da Reitoria, foi ele o avaliado. Durante cerca de duas horas, apresentou uma lição que intitulou "Soluções Analíticas em Problemas da Mecânica dos Fluídos" a um júri constituído pelo Reitor Santos Silva e pelos arguentes A. Falcão e M. Heitor, do Instituto Superior Técnico, e ainda Xavier Viegas, da Universidade de Coimbra. "Senti-me nervoso", recorda o docente. "Para ser franco, sinto maior satisfação em dar uma aula para um conjunto de alunos que se mostrem realmente interessados nos assuntos expostos. Desde muito cedo compreendi que o 'sujeito' principal na universidade é o aluno".
Professor associado do Departamento de Engenharia Electromecânica (DEM) desde Abril de 1992, trabalhou até esta data como research assistant no Imperial College, em Londres, onde obteve o doutoramento. Finaliza deste modo os estudos que havia iniciado na Universidade de Montpellier, em França, onde se formou em física teórica, e continuado depois com a licenciatura em Engenharia Mecânica e o mestrado em Transferência e Conservação de Energia no Instituto Superior Técnico.

Orgulho partilhado

Além da actividade docente, Paulo Oliveira acumula no seu currículo uma extensa lista de artigos publicados, resultado da investigação numérica e teórica que desenvolve na área da mecânica dos fluídos. "Orgulho-me de ter conseguido publicar os resultados dessas investigações nas melhores revistas científicas a nível mundial, e mesmo na melhor, o que é raríssimo em Portugal", refere o mais recente agregado da UBI. "Só espero que esse orgulho se possa transmitir a todo o corpo docente da UBI pois, parece-me, os resultados conseguidos nos últimos anos igualam ou superam os obtidos por qualquer outro grupo de investigação de qualquer outra universidade em Portugal".
Sendo a agregação um grau indispensável, por lei, para o posterior concurso para professor catedrático, Paulo Oliveira admite ser esse o "significado principal deste momento, de um ponto de vista pessoal". No entanto, o docente considera que tanto para o DEM como para a UBI, "é muito importante que se comece a formar um grupo alargado de professores no topo da carreira. Só dessa maneira pode a universidade vir a exercer influência decisiva nas tomadas de decisões a nível de órgãos centrais em Portugal, quanto a questões de ensino superior, investigação científica e projectos de ID".

Clique aqui para regressar à primeira página