Ministério da Educação decide em Abril 
Engenharia Informática para breve

A proposta da criação de uma nova licenciatura na UBI em Engenharia Informática surge no contexto das elevadas necessidades do mercado nesta área e pela existência de meios já existentes que facilitarão a sua instalação. Esta proposta é quase uma realidade em Outubro próximo, estando apenas a aguardar a decisão do Ministério da Educação que deverá ser conhecida em Abril.

 Por Raquel Fragata

Paula Prata, presidente do Departamento de Informática, fez a apresentação da proposta

A consciência de que a licenciatura em Matemática/Informática já não corresponde às necessidades, nomeadamente do mercado, e a existência de meios disponíveis na UBI levou à proposta de criação de um novo curso: Engenharia Informática. Esta proposta já foi aprovada pela coordenação do Conselho Científico, a 22 de Dezembro, e pelo Senado, em 25 de Janeiro. O processo aguarda o aval do Ministério da Educação, que deverá ser conhecido no mês de Abril. Os professores estão confiantes na abertura do novo curso em Outubro para 60 vagas. O curso tem já o apoio da Ordem dos Engenheiros, entidade que faz a acreditação destes cursos.
A licenciatura tem, a partir do quarto ano curricular, uma dupla ramificação para as áreas de Sistemas Informáticos e Redes e Multimédia. Para o primeiro ano serão admitidos 60 novos alunos, que prestarão a prova específica de Matemática, para além de um máximo de 20 vagas especiais para situações de transferências e outras.
Durante a apresentação, e perante o anfiteatro principal da Fase 6, Pólo I da UBI, composto em maioria por alunos dos diferentes anos da actual licenciatura de Matemática/Informática, foram inúmeras as manifestações de intenção de transferência de curso. Atentos a esta vontade dos alunos, os professores e responsáveis pelo Departamento de Informática adiantaram que a abertura de vagas especiais será limitada por decisão do próprio Ministério.
Desde há um mês estuda-se ainda a possibilidade de criar um mestrado na área.

Clique aqui para regressar à primeira página