CurtisCurtis Mayfield                                                                 
por sérgio felizardo


Com edição original de 1970, "Curtis" é o primeiro álbum a solo de Curtis Mayfield depois de abandonar a banda com que atravessou toda a década de 60, "The Impressions".
Autêntico manual da soul negra norte americana, recheado de pormenores de produção e de um ritmo contagiante, "Curtis" é um dos mais influentes discos no que diz respeito ao som que viria a dominar os anos 70: o disco sound. Melodias distintas, canções com princípio, meio e fim, aliadas a uma voz tão suave quanto expressiva, que debita letras simples e directas. Em que cabe sempre a presença do amor, da compreensão, da religião e da igualdade de direitos. Uma espécie de irmão gémeo de Barry White, mas mais dedicado às questões sociais que ao amor e à idolatração da mulher, recorrente na fabulosa obra de White.
Remasterizado e reeditado em 2000, "Curtis" inclui pérolas soul-funk como "Move on up", "Wild and free", "Miss Black America" ou "We the people who are darker than blue". Momentos únicos, repletos de história e engrandecidos por estrondosas secções de metais, orquestrações grandiosas e um sentido de pista de dança absolutamente inovador.

clique aqui para regressar à Primeira Página