Teatro das Beiras apresenta Molière
"A Escola dos Maridos" enche Sala-Estúdio

A Sala-Estúdio do Teatro das Beiras encheu no passado dia 2 de Março para assistir à apresentação de "A Escola dos Maridos". A peça estará na Covilhã até dia 15.

 Por Cristina Marques

"A Escola dos Maridos" em cena até dia 15

Depois de estrear a 28 de Fevereiro, em Castelo Branco, eis que a peça "A Escola dos Maridos", de Molière, chega à Covilhã. A primeira apresentação deste espectáculo teve lugar no dia 2 de Março, perante um público que encheu por completo a Sala-Estúdio do Teatro das Beiras.
Ainda o público se acomodava nos seus respectivos lugares, já a agitação se fazia sentir em cima do palco. A plateia teve a oportunidade de assistir à maquilhagem e aos últimos retoques dos personagens, que se apressavam para dar início a mais um ensaio. É aliás em forma de ensaio, que todo o espectáculo decorre, surgindo inúmeras interrupções, quer para repetir cenas, quer para aperfeiçoar o cenário e vestuário.
Progressivamente, o espectador mergulha em pleno século XVII, tendo como cenário a realidade parisiense.
Uma jovem órfã, Isabel, educada durante anos de forma severa pelo seu tutor implacável, tenta fugir desesperadamente às suas investidas amorosas e a um possível casamento. Isabel tinha outras ambições e é com a total cumplicidade do seu apaixonado, Valério, que consegue ludibriar o seu tutor. Ambos engendram uma série de planos, que de forma inteligente, levam o tutor a cometer erros e a cair no ridículo do seu extremo conservadorismo.
Esta peça acaba por ser "uma crítica de costumes, já que tem referências de ordem social", refere o encenador Mário Barradas.
Isabel é a imagem da mulher revoltada que utiliza as mais variadas artimanhas para escapar a um "dragão vigilante", símbolo da sociedade conservadora.
Durante cerca de hora e meia, o público seguiu atentamente "uma peça diferente, que surpreendeu por ser uma espécie de ensaio", comenta Jorge Rocha, um dos espectadores.
O espectáculo repete-se até dia 15 de Março.

Clique aqui para regressar à primeira página