V Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior
Semana de teatro na Covilhã

Começou ontem, 5 de Março, o V Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior. A peça "Monólogos" da autoria do Teatr'ubi abriu este ciclo de teatro que decorre no Teatro-Cine da Covilhã até ao próximo sábado.

 Por Anabela Machado

"Monólogos", pelo Teatr'ubi, marcou o início do V Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior

Arrancou ontem o V Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior. O Teatr'ubi, grupo anfitreão, foi o primeiro a subir ao palco do Teatro Cine com a peça "Monólogos". Envolvidos por um ambiente musical, os sete actores em palco declamaram os textos. "Monólogos" foi encenada por António Abernú e contou com o esforço de todos os elementos da companhia.
Hoje o ciclo continua com a peça "Não queiram isto" da companhia TIC-TAC, da Universidade do Porto. Uma peça com encenação colectiva que promete agradar o público beirão.
Amanhã estará em palco a peça "Achas que alguma vez o encontraremos?" do grupo PROVISÓRIO, da Universidade do Porto. Uma peça baseada na obra "O jogo das escondidas" de Paul Auster que conta com uma encenação colectiva.
Quinta-feira, dia 8, o GTIST, Grupo de Teatro do Instituto Superior Técnico de Lisboa vai apresentar "A Mato" da autoria de Susana Vidal.
Depois será a vez do SIN-CERA apresentar "Os inimigos". O grupo de teatro da Universidade do Algarve vai representar uma peça da autoria de Nigel Williams.
Por fim, sábado, o Teatro Experimental de Medicina (TEMA), da Faculdade de Medicina de Lisboa, vai apresentar "Curtas e Grossas", uma peça encenada por Carlos Alagoa. Ainda no sábado o Teatro de Estudantes da Universidade de Coimbra (TEUC) vai finalizar este ciclo de uma forma diferente do habitual. Vai representar a sua "Performance" no bar "Fora d'Horas" a partir da meia-noite.
Para quarta, quinta e sexta-feira a organização preparou a exibição de curtas-metragens antes das peças começarem. Isto acontecerá por volta das 21 horas e 15, uma vez que as peças têm início marcado para as 21 e 30.
Segundo a organização, Teatr'ubi, "este ciclo só foi possível graças aos apoios do Ministério da Cultura, Fundação Calouste Gulbenkian, Câmara Municipal da Covilhã, Reitoria da UBI e da Associação Académica da UBI".

Teatr'ubi: 12 anos em exposição

Além das peças de teatro o Teatr'ubi organizou ainda três exposições que vão decorrer no espaço do Teatro Cine. A exposição de pintura da autoria de Marlene Vinhas, elemento do grupo, está patente no hall de entrada. O pintor Miguel Pires vai expor os seus quadros no 2.º andar. No bar do Teatro Cine e na sala de exposições da Associação Académica estará patente uma exposição sobre os trabalhos desenvolvidos pelo Teatr'ubi. Esta exposição é uma retrospectiva dos 12 anos de existência deste grupo, que comemora o seu aniversário no próximo dia 14. As exposições podem ser visitadas todos os dias durante a tarde e à noite depois das 20 horas.
Quanto ao público a organização do evento prevê "uma grande adesão sobretudo dos estudantes universitários, os mais apaixonados pelo teatro". De forma a divulgar o Ciclo de Teatro e incutir nos mais novos o gosto pela representação o Teatr'ubi apresentou nas escolas da cidade a performance "A Borracha".
E pela quantia de 300 escudos, preço único do bilhete, qualquer pessoa pode assistir a uma peça de teatro durante toda a semana.

Clique aqui para regressar à primeira página