13ª Concentração Motard
Lobos da Neve debaixo de chuva

Durante três dias o aeródromo da Covilhã foi palco de um encontro em que as motas são protagonistas. Cerca de mil e quinhentos motards participaram este ano na melhor concentração invernal do País. Apesar do mau tempo, caloiros e veteranos nestas andanças não se deixaram intimidar.

 Por Ana Maria Fonseca

 

Acomodados no Aeródromo Municipal da Covilhã, cerca de mil e 500 motards conviveram durante três dias

Luís Filipe percorreu dois mil e 500 quilómetros para chegar aos "Lobos da Neve". Já é um hábito vir de Amesterdão para se encontrar com "Os Caracóis do Asfalto", motoclube da cidade de Águeda a que pertence. Para este jovem emigrante ser motard é também ser corajoso: "É andar sob todas as condições climatéricas: sol, chuva, neve", defende.
Por isso, o mau tempo não assustou os motards que participaram naquela que é considerada uma das melhores concentrações do País. O ambiente foi de descontracção e divertimento, apesar da chuva que caiu intensamente durante todo o fim de semana, provocando um enorme lamaçal em todo o recinto e bastante dificuldade no convívio ao ar livre.
Durante a tarde de sexta feira abriram as inscrições para os ainda escassos motards que entravam no recinto. Vieram de vários pontos do País e também do estrangeiro. Esta é a primeira concentração organizada internacionalmente e só o mau tempo fez com que não viessem mais motards de outros países.
Na noite de sexta feira foi ateada a monumental fogueira que, caso não chovesse, arderia durante três dias.
O dia de sábado é normalmente o eleito para a viagem. Logo de manhã começaram a chegar os motards que encheram a tenda das refeições à hora de almoço. Entrecosto grelhado é a "essência do lobo" servida a cerca de mil pessoas.
Encarregues da confecção dos pratos estiveram 28 cozinheiras e um chefe de cozinha. Depois do almoço é hora de um passeio até à Serra. Além do vento e chuva fortes, a estrada até à Torre esteve intransitável, mas mesmo assim os motards aproveitaram a pouca neve que persistia nalgumas encostas.
O dia de sábado prima principalmente pelos espectáculos nocturnos. Samba de Estarreja, vários concertos e o famoso strip tease animaram a noite.
A manhã de domingo é marcada pela benção das motas, o sorteio de prémios e a despedida.
Paulo Castanho, presidente do motoclube da Covilhã, lamentou o mau tempo deste fim de semana que frustou as expectativas de três mil motards. Mas, "dadas as circunstâncias climatéricas não se pode dizer que foi mau", afirma.

Beldades do Asfalto

Para qualquer motard, a mota mais bonita é a sua. Mas os critérios do "Bike Show", concurso que elege as melhores motos presentes na concentração, vão mais além. Neste concurso todos podem inscrever as suas motas. Cinco categorias distintas elegem as melhores nos estilos americano, "custom", "Street Fighters", "Old Timers" e "Rats". O primeiro lugar desta categoria foi atribuído a uma mota decorada com verdadeiros ossos de animais. O proprietário quis primar pela originalidade mas não só. Defende que desta forma concede dignidade e vida aos seus falecidos animais de estimação.
Mais tarde Paulo Martinho, campeão português da modalidade moto acrobática e a marcar presença pela segunda vez consecutiva na concentração "Lobos da Neve", deu provas de ser merecedor da fama de acrobata com o primeiro show do dia. Centenas de pessoas admiram a forma como ele "brinca" na pista do aeródromo, ora com a mota de pista, ora com a moto quatro. Habituado a exibir-se em concentrações, afirma-se como uma pessoa de sucesso e acrescenta "toda a gente gosta de ver isto".
A pista do aeródromo volta a encher por volta das 23 horas e 30, agora com milhares de curiosos, entre motards e visitantes, para ver de novo Paulo Martinho. Desta vez, sob chuva intensa, o Show Acrobático não se prolonga por muito tempo.

Show Girls, benção e muitos prémios

Aliadas à cultura dos motards e à diversão nocturna que acompanha estas concentrações, as sessões de strip tease são um dos momentos altos da noite. O momento mais esperado vai-se aproximando. No entanto, antes do strip-tease ainda sobe ao palco Jerónimo, vulgarmente conhecido pelo Bob Dylan do Fundão. Este artista é uma presença habitual nas concentrações, não só por motivos profissionais mas porque, afirma, "adoro o ambiente destes encontros".
Finalmente as dançarinas dirigem-se ao palco. O público fica ao rubro com a actuação das stripers, mas o show é interrompido por outra banda, os Tambú. Enquanto tocam, as dançarinas em palco, uma por uma, prolongam as suas danças perante o público masculino boquiaberto.
Para uma das raparigas "ser desejada por milhares de homens é uma sensação muito boa". A vontade de ser striper já vem de longe mas ainda está em início de carreira. Para ela, dançar em cima do palco não requer ensaios, é tudo expontâneo. Quanto aos motards, acha-os "um pouco doidos".
Por fim, o strip integral exaltou os ânimos. Os espectáculos da noite culminaram com mais uma actuação dos "Tambú".
Domingo é dia de regresso a casa. Após uma celebração da benção das motas pela manhã, inicia-se o sorteio de vários prémios. O mais desejado é, claro está, uma mota estilo americano. Mas há outros: fins de semana em vários hotéis da região, bebidas alcoólicas e relógios com o símbolo dos "Lobos da Neve".
São também atribuídos prémios aos motoclubes com mais participações no encontro e alguns prémios pessoais.

  

O espírito motard

A definição de motard é unânime: ser motard é sinónimo de liberdade, de aventura e de loucura.

ler mais>>


"A toca ardeu mas o Lobo não morreu"

A sede do Motoclube da Covilhã ardeu no ano passado. Vários meses depois da tragédia, os lobos continuam a lutar por uma nova "toca".

ler mais>>



 

Clique aqui para regressar à primeira página