ENDA no Porto
Mês de Março reivindicativo

 Por Ana Maria Fonseca

Estudantes vão manifestar-se no dia 28 de Março, quarta feira, em Lisboa e no Porto. A decisão foi tomada na reunião extraordinária do ENDA e terá como lema "Educação Esquecida, Geração Perdida".

Uma manifestação agendada para dia 28 de Março foi a decisão mais relevante saída do último Encontro Nacional de Dirigentes Associativos (ENDA). Realizado na cidade do Porto no passado fim de semana, de 23 e 24 de Fevereiro, este ENDA surge na sequência do encontro realizado anteriormente na cidade da Covilhã.
Apesar desta reunião do ENDA ter carácter extraordinário, estiveram presentes quase todas as associações académicas, uma vez que o objectivo principal era a discussão da estratégia a adoptar perante o panorama educativo actual.
Para Jorge Jacinto, presidente da AAUBI, "é preciso mostrar o cartão vermelho às políticas do governo".
A manifestação nacional, agendada neste encontro, decorrerá nas cidades de Lisboa e Porto. Estes locais foram escolhidas porque têm um maior número de estudantes o que dará uma maior dimensão às acções de protesto.
Sob o lema "Educação Esquecida, Geração Perdida", estão ainda previstas campanhas de sensibilização no âmbito dos problemas educativos nacionais actuais.
Outro assunto discutido neste ENDA foi a alteração do estatuto do docente. Jorge Jacinto afirma ser necessária uma profunda renovação, considerando que em alguns casos, nomeadamente na UBI, o insucesso escolar passa muitas vezes pela postura do docente.
A fim de fazer o balanço de todas as actividades previstas para este mês o próximo ENDA decorrerá na cidade de Setúbal, em data a anunciar.

Clique aqui para regressar à primeira página