Conferências de Engenharia Civil
Finalistas projectam intervenção urbana

O Departamento de Engenharia Civil da UBI está a preparar um ciclo de conferências especialmente voltado para os estudantes desta licenciatura. Planeamento e Urbanismo é o tema da próxima conferência a decorrer amanhã, dia 7, no anfiteatro 8.1 do Pólo das Engenharias.

 Por Ana Maria Fonseca

Alunos de Civil apresentam projectos de requalificação urbana da Covilhã

O Departamento de Engenharia Civil da UBI está a preparar um ciclo de conferências especialmente voltado para os estudantes desta licenciatura. O calendário ainda não está definido mas os responsáveis departamentais pretendem que, sempre que possível, e se possível semanalmente, sejam levadas a cabo várias iniciativas subordinadas ao tema da engenharia civil.
A estreia destas palestras aconteceu no dia 20 e versou sobre o tema "Tall Buildings". A exposição, feita pelo Professor Ryszard Kowalczyk, ex-embaixador da UNESCO e presidente da direcção da Associação Internacional de Tall Buildings, incidiu sobre as construções de arranha-céus. O docente da UBI já realizou diversas apresentações no estrangeiro subordinadas a este tema.
Planeamento e Urbanismo é o tema da próxima conferência a decorrer na próxima quarta feira, dia 7. A requalificação urbana da Covilhã será a matéria abordada por três grupos de finalistas de Engenharia Civil que apresentarão os seus projectos. Cada grupo de alunos do quinto ano elaborou um projecto diferente para o mesmo espaço: a zona da cidade onde nascerá o "Jardim do Lago" e onde está instalada a nova Biblioteca Municipal. O esboço foi produzido ao pormenor. Arruamentos, edifícios, espaços comerciais e habitacionais e zonas verdes são algumas das propostas para o local.
Para Lídia Virtudes, docente da disciplina de Urbanismo e responsável por esta conferência, "a iniciativa é bastante aliciante para os alunos deste curso, uma vez que são abordadas determinadas matérias extracurriculares". Esta conclusão sobressai depois de analisada a grande adesão dos estudantes à primeira conferência.
A iniciativa surgiu do presidente do Departamento, Professor Ferreira Gomes, que convidará também docentes de outras universidades para esta iniciativa.

Clique aqui para regressar à primeira página