Atelier de Design Gráfico aberto até à meia-noite
Viver a Universidade

A partir desta semana, o atelier de Design Gráfico vai funcionar até à meia-noite. Um investimento de milhares de contos nas novas tecnologias da informação para oferecer aos alunos a oportunidade de permanecer mais tempo na instituição.

 Por Patrícia Caetano

O uso das novas tecnologias está agora mais disponível com o funcionamento até às 24 horas do atelier de Design Gráfico

Os alunos universitários têm, cada vez mais, a necessidade de acederem às novas tecnologias da informação. É uma nova filosofia de ensino que, como afirma o Reitor Santos Silva, "faz do professor um orientador no uso de ferramentas tecnológicas, de forma a criar hábitos de trabalho nos alunos desde a primeira hora em que entram na Universidade".
Para o Reitor da UBI "esta é uma época de mudanças, em que o professor é cada vez menos a única fonte de informação dos alunos", sendo necessário garantir que os estudantes procurem, por sua iniciativa, a informação de que necessitam.
Com essa finalidade, o atelier de Design Gráfico passa a estar aberto durante a noite. Entre as 17 horas e 30 minutos e as 24 horas, alunos da Licenciatura em Matemática/Informática assegurarão a manutenção dos computadores e ajudarão os frequentadores do espaço.
O objectivo deste projecto é motivar os alunos a permanecer na instituição fora dos horários normais e proporcionar aos estudantes meios informáticos a custo zero.

Fórum de Semiótica fomenta discussão na Internet

Cada vez mais a informação passa pela Internet. António Fidalgo, presidente da Unidade de Artes e Letras e coordenador do projecto Akademia, garante que actualmente "a internet está cheia de discussão". Esta foi uma das razões que o levou à criação de um fórum, via internet, integrado na disciplina de Semiótica da Licenciatura de Ciências da Comunicação.
A participação neste fórum de discussão permitirá aos estudantes uma ligação dinâmica com as aulas. Teresa Baptista, aluna do 1º ano da Licenciatura, realça a importância da participação nestes debates. "Discutimos a matéria dada nas aulas, colocamos as nossas dúvidas e podemos responder às dos nossos colegas, tudo através da Internet", refere.
A avaliar pela elevada taxa de ocupação registada no atelier nos últimos dias, esta iniciativa conta já com uma grande adesão dos alunos.

  

Informática para todos

A falta de meios faz com que "nem professores, nem alunos permanecem no sistema", um problema que afecta quase todas as universidades no nosso País.
Ainda no ano 2001, a UBI irá disponibilizar centros de informática para todos os cursos e em todos os edifícios, garante o Reitor Santos Silva.
Exemplo desta aposta será a Licenciatura de Medicina, onde para cada aluno existirá um computador, permitindo uma aprendizagem mais exigente e dinâmica.
Segundo o Reitor, é fundamental fornecer as condições necessárias aos alunos, que devem retribuir através da participação, permitindo rentabilizar os capitais investidos.

 

Clique aqui para regressar à primeira página