Durante três dias
UBI abre as portas à comunidade

Nos dias 13, 14 e 15 de Março, mais de dois mil alunos do ensino básico e secundário visitam a universidade. São os já tradicionais Dias da UBI.

 Por Marisa Miranda

A partir de hoje e até quinta feira a UBI estará de portas abertas à comunidade

Com um número de visitantes superior ao do ano passado, começa hoje, terça-feira, a quarta edição dos Dias da UBI. O objectivo desta actividade é "mostrar à comunidade envolvente, e aos potenciais alunos, que a universidade está aberta a todos, e que eles podem visitá-la para se inteirarem das reais disponibilidades e potencialidades que a Universidade tem neste momento", afirma o vice-reitor da UBI, Mário Raposo.
A apresentação da mascote da UBI, chamada "Estrelinha", e a participação activa dos núcleos de estudantes e da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) são as novidades deste ano. "Sentimos a necessidade de um maior envolvimento dos alunos nesta iniciativa. Além disso também havia a vontade dos alunos em participarem", refere Mário Raposo.
Nesta acção estão inscritas 28 escolas que vêm sobretudo da zona centro do país. Segundo a responsável do gabinete de relações públicas da UBI, Graça Castelo Branco, os Dias da UBI são "o momento de ouro no que toca à aproximação com os alunos das escolas secundárias".

Laboratórios muito procurados

Os departamentos de Química e Física são, uma vez mais, os locais que reúnem as preferências dos alunos. Já os departamentos da unidade de Ciências Sociais e Humanas são os menos visitados, tal como aconteceu nos anos anteriores.
O vice-reitor da UBI justifica que o trabalho de divulgação dos cursos de Gestão, Economia e Sociologia faz-se mais ao nível da preparação que se dá aos alunos, esperando-se que mais tarde eles transmitam para o exterior uma boa imagem da Universidade. "Os alunos do secundário vêm à universidade para verem laboratórios e novas tecnologias. Isto não quer dizer que nos cursos das Ciências Sociais e Humanas, não haja equipamento informático ou um laboratório de línguas, mas isto não é atractivo para os alunos do secundário", explica Mário Raposo.
Depois de nas edições anteriores dos Dias da UBI já terem passado pela universidade cerca de sete mil alunos, Mário Raposo acredita que está na altura de inovar. "Uma vez que a clientela vai diminuindo, teremos que ser mais imaginativos para criar sempre novos motivos de atracção. Provavelmente para o ano teremos de repensar isto de um modo diferente", conclui o vice-reitor.
Os departamentos ocupam-se agora com os últimos preparativos. Tudo tem de estar pronto para receber os jovens visitantes e, quem sabe, futuros alunos.

[ver programa]

Clique aqui para regressar à primeira página