Conferências de Engenharia Civil 2001
Proposta urbanística para a Covilhã

Os alunos finalistas de Engenharia Civil da UBI apresentaram três concepções distintas para o mesmo espaço da cidade. O anfiteatro esteve repleto e a iniciativa promete repetir-se nas próximas tardes de quarta-feira.

 Por Ana Maria Fonseca

Ana Lídia Virtudes, docente da UBI,
foi responsável pela conferência
sobre urbanismo

As Conferências de Engenharia Civil 2001 continuaram na quarta-feira, dia 7, com o tema Propostas de Intervenção Urbana na Cidade da Covilhã. Três grupos de alunos apresentaram as suas propostas para a zona de expansão Sul da cidade.
Os alunos procederam à apresentação dos projectos, cada um com especificidades distintas, reflectindo a variedade de soluções que podem ser criadas para um mesmo espaço. Todos eles apostaram em habitações de luxo e condomínios fechados, reflectindo uma preocupação pela privacidade dos habitantes. Os edifícios são dotados de comércio e serviços de maneira a tornar o espaço útil. Em relevo estiveram também os espaços verdes e a necessidade cada vez maior de estacionamentos.
Os projectos tiveram em conta o espaço envolvente, de forma a adequar as novas construções às já existentes e foram concebidos de modo a proporcionar uma maior qualidade de vida. Uma das apresentações sugeriu a criação de um espaço empresarial e de um centro cultural, duas lacunas que se verificam actualmente na cidade.

Reitor elogia trabalho

A proposta para a área de dez hectares, definida pelo eixo TCT e pelas ruas Cidade do Fundão, Conde da Covilhã e das Escolas, foi planeada ao pormenor. Após as apresentações decorreu um intenso debate acerca destes projectos elaborados no âmbito da disciplina de Urbanismo. Ana Lídia Virtudes, docente desta cadeira e responsável pela conferência, destacou o facto destes serem projectos académicos, onde apenas foram considerados problemas relacionados com o Planeamento e Urbanismo. Desta forma respondeu às muitas dúvidas levantadas durante o debate acerca de determinadas opções dos autores do projecto.
Alunos e docentes, sublinharam a necessidade de colaboração entre as várias áreas da Engenharia Civil. Se as propostas fossem postas em prática, seria imperativa uma interacção com outras áreas, nomeadamente a Geotecnia, referiram alguns dos presentes.
Os projectos foram elaborados em conformidade com o Plano Director Municipal, PDM, seguindo todos os procedimentos legais
Esta iniciativa é aplaudida por alunos, docentes, e pelo Reitor que também assistiu ao debate e elogiou o trabalho dos futuros engenheiros civis.
As conferências, que prometem continuar às quartas-feiras, prosseguem amanhã, dia 14, com uma palestra subordinada ao tema Estruturas Metálicas, proferida pelo Prof. Luís Alberto Simões da Silva da Universidade de Coimbra.

Clique aqui para regressar à primeira página