Natércia Belo obtém grau de mestre em Ciências da Educação
Pensar Agostinho da Silva

 Por Nélia Sousa

Agostinho da Silva valeu a Maria Natércia Belo o resultado final de Aprovado com a classificação de Bom com distinção. Esta docente de Português tornou-se mais uma mestre em Ciências da Educação formada pela UBI.

"Pensamento pedagógico segundo Agostinho da Silva" foi o tema de dissertação de mestrado defendida, no dia 9 de Março, pela candidata Maria Natércia Belo. Docente na Escola Secundária Nuno Álvares em Castelo Branco e licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Natércia Belo afirma ter escolhido a UBI para apresentar as suas provas de mestrado por ser "mais perto de casa".
O júri, formado pelo arguente António Gomes Ferreira, professor associado da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Manuel Joaquim Loureiro e Fátima Simões, professores associados da UBI, teve como presidente José Carlos Venâncio, professor na UBI, que substituiu, assim, o reitor.
Após a exposição do trabalho, o arguente António Gomes Ferreira salientou que a tarefa daquele que faz a crítica é tomar uma atitude pedagógica no sentido de "dar pistas mais em direcção ao futuro do que fazer uma crítica face ao trabalho concreto".
Apesar de ter focado o interesse e a pertinência do assunto este docente de Coimbra não deixou de apontar alguns aspectos menos positivos quer a nível formal quer redaccional, considerando que "o texto de apresentação ficava óptimo na conclusão da dissertação".
No final reconheceu ter sido um trabalho globalmente bem pensado, o que mereceu a esta professora de Português a nota final de Aprovado com a classificação de Bom com distinção.

Clique aqui para regressar à primeira página