Steven Soderberg 
Traffic

      


 

 

 

 

 


por carmen martins
O filme de que vos falo esta semana luta com toda a garra numa arena de gladiadores.
Retrato de um mundo mais do que real, "Traffic" desenvolve na tela algo de inovador no que diz respeito a filmes de tráfico de droga. Mostra-nos três mundos, três pontos do planeta que podem ilustrar toda uma pintura universal acerca desta realidade. O tráfico de droga na América Central centrado na luta entre cartéis. A utopia de um cargo que alimenta as esperanças de que esta realidade um dia terá fim. E a importância de uma vida "feliz" e por instantes perdida que faz com que uma respeitada mãe de família "mate" para salvar a sua ninhada.
A proximidade das imagens, fruto da técnica de câmara ao ombro de Soderberg, transmite-nos uma sensação de câmara oculta por detrás das cortinas deste mundo que parece que não tem mais nada a dizer, mas que ao mesmo tempo esconde tantos buracos. Três desses buracos são aqui narrados e à medida que penetramos neles apercebemo-nos da infinitude de histórias às quais estes nos podem conduzir.
O filme é mais do que aconselhável e o final é mais do que real. E porque a vida continua há que pensar sempre no dia a seguir.


Clique aqui para regressar à primeira página