Seia - Confraria avisa
Queijo da Serra corre sérios riscos

No I Congresso do Queijo da Serra da Estrela, a organização alertou para a falta de projectos de intervenção que protejam o produto.

 NC/Urbi et Orbi

A confecção tradicional do Queijo da Serra foi um dos assuntos mais debatidos no Congresso

O I Congresso sobre o Queijo Serra da Estrela decorreu em Seia na sexta feira e sábado, 9 e 10, numa iniciativa da Confraria do Queijo Serra da Estrela, do Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE) e da Câmara Municipal da cidade. Os trabalhos abordaram, durante dois dias, temas relacionados nomeadamente com a pastorícia e os seus proventos ao longo do tempo. O pastoreio e o Queijo Serra da Estrela no passado e no presente.
Durante o Congresso, foram ainda debatidas as razões científicas da tecnologia tradicional do Queijo da Serra, os avanços científico-tecnológicos no conhecimento daquele produto e ainda a sua inserção na legislação comunitária e nacional.
O Congresso teve a participação nomeadamente de Alberto Martinho, sociólogo da equipa que veio a criar o Parque Natural da Serra da Estrela, Francisco Xavier Malcata, Maria Manuela Barbosa, Maria Helena Cruz Coelho, Arlindo Cunha, Luís Salino e Vaz Portugal.
Esta iniciativa visa a criação de um fórum de discussão sobre o tema do Queijo Serra da Estrela, versando quer o contexto histórico e antropológico, quer os aspectos tecnológicos e legislativos e as questões de mercado. A organização afirma reconhecer que o genuíno Queijo da Serra "corre sérios riscos" a médio e longo prazo "pela falta de um projecto global de intervenção, pela inadequação da legislação em vigor e pela ausência de uma política sustentada de desenvolvimento rural das regiões de montanha ". Por isso, os organizadores do Congresso querem que esta realização seja "um contributo valioso para o desenvolvimento de um sector que suporta grande parte da identidade económica e cultural da região da Serra da Estrela".
Na sexta feira, o programa do Congresso incluiu uma reunião do Capítulo da Confraria do Queijo Serra da Estrela e a entronização de novos confrades. Enquanto, no sábado, se realizou uma prova de queijos e um desfile da Confraria.

Clique aqui para regressar à primeira página